TRT-MA disponibiliza serviço de ChatBot para abrir chamados na área de TI
O registro e acompanhamento de chamados na área de Tecnologia da Informação no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) poderá ser feito também através do aplicativo WhatsApp, por meio do mecanismo conhecido como ChatBot. A inovação, criada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), sob a responsabilidade do Setor de Relacionamento com Cliente, vai ser mais um canal direcionado aos usuários de TI no TRT. Os ChatBots (assistentes virtuais, agentes virtuais ou bot) são ferramentas disponibilizadas para atendimento aos usuários por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais.
Para ter acesso ao serviço, é preciso salvar um número de telefone associado ao TRT16 e iniciar conversas pelo whatsapp, tendo acesso a menus específicos para realização de ações de registro de chamados, acompanhamento de um chamado específico e listagem de seus chamados.
Segundo a CTIC, não há conversa com humanos, toda interação é realizada de maneira automática por software. O serviço só poderá ser utilizado por usuários internos, ou seja, magistrados, servidores e estagiários que estão cadastrados no software Assyst. A unidade elaborou um manual com instruções para acessar o serviço.
Como acessar o ChatBot pela primeira vez
O primeiro passo é abrir o whatsapp, em seguida salvar número do ChatBot +55 98 3042-1335, exatamente nesse formato, na agenda do celular que tenha o aplicativo whatsapp instalado. Depois, acessar o whatsapp, pesquisar o BOT TRT16 pelo nome que foi salvo na agenda, e iniciar o diálogo.
Acesse o manual de utilização do ChatBot e saiba mais.