TRT-MA divulga Programa Trabalho Seguro em escola pública
Na ultima quinta-feira, dia 25, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), visitou a escola Mário Martins Meireles, em Pedrinhas. A visita teve como objetivo divulgar o Programa Trabalho Seguro e fez parte da programação da Semana Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho.
Durante a visita, a servidora Rosely Belo Ribeiro Vieira falou sobre o Programa Trabalho Seguro, e destacou a importância da Lei nº 12.645, de 16 de maio de 2012, que institui dia o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.
Os alunos aprenderam, ainda, sobre a Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (PNSST), que tem por objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.
Por fim, os estudantes aprenderam sobre a ligação entre saúde e trabalho, a importância de equipamentos de proteção Individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC), além dos riscos causados pela não utilização dos mesmos.
A atividade foi acompanhada pela Secretária de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do tribunal, Stael Araújo.
Com as ações realizadas durante a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que ocorreu de 22 a 26 deste mês, o TRT-MA cumpriu a Meta 9 do Programa Trabalho Seguro (Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho), uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Programa Trabalho Seguro: criado pela Resolução nº 96/2012 do CSJT, tem como objetivo formular e divulgar projetos e ações que visem à prevenção de acidentes de trabalho e ao respeito às normas da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho; desenvolver, em caráter permanente, ações voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da PNSST.
Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Wanda Cunha