TRT-MA divulga relatório das metas do planejamento estratégico de 2012

sexta-feira, 5 de Abril de 2013 - 16:32
Redator (a)
Suely Cavalcante

De acordo com o relatório, 16 dos 34 indicadores inerentes ao planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) atingiram mais de 90% do cumprimento da meta prevista. Um dos indicadores com melhor desempenho foi o de capacitação nas competências organizacionais, cujo grau de cumprimento foi de 210%. A meta era proporcionar a capacitação de 40% de magistrados e servidores. No final do ano, o percentual ficou em 84%.

Outro resultado em que a meta foi superada além do previsto diz respeito à taxa de congestionamento na fase de conhecimento processual de 1º grau, que ficou em pouco mais de 24%. A meta era que essa taxa fosse de no máximo 45%. Esse indicador possui polaridade negativa, ou seja, quanto menor o resultado obtido melhor será o desempenho.

No geral, de acordo com a Secretaria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (SEGEEP) do TRT-MA, 61% dos indicadores cumpriram mais de 90% da meta. Além disso, sete indicadores apresentaram um grau de cumprimento entre 60% e 90%, e apenas três (número de itinerâncias realizadas, taxa de congestionamento na fase de execução e o índice de unidades alinhadas ao planejamento estratégico) ficaram com resultados abaixo de 60% da meta prevista para 2012. Ainda, conforme a SEGEEP, o mapa da gestão estratégica ficou com oito indicadores sem ser medidos, dos quais sete dependem de pesquisa de satisfação. A pesquisa foi realizada no fim de dezembro de ano passado e início de janeiro deste ano e os resultados devem ser divulgados ainda no mês de maio.

No tema Responsabilidade Social e Ambiental, as ações realizadas relativas aos indicadores “promover a cidadania” e “promover a responsabilidade ambiental” atenderam 2987 pessoas, que foram beneficiadas por projetos sociais do TRT-MA. Esse resultado, impulsionado pelo projeto TRT na escola, garantiu a superação da meta proposta para 2012, que era beneficiar 2539 pessoas.

Também relacionados ao tema Responsabilidade Social e Ambiental, o cumprimento das metas referentes aos índices de consumo de energia elétrica per capita e de consumo de papel per capita mostra que a política de redução desses itens de consumo na Justiça do Trabalho no Maranhão (JT-MA) vem sendo positiva. A medição dos indicadores leva em consideração o total de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários no último dia do ano de referência. Em relação ao consumo per capita de energia elétrica a meta foi cumprida em 93,67%. O consumo de papel foi reduzido em 13,5%, o que resultou numa economia de R$ 12.685,80 para o TRT-MA. As metas foram atingidas apesar da criação de novas varas trabalhistas, unidades administrativas e do aumento do quadro de servidores e magistrados.

No que diz respeito à Tecnologia da Informação (TI) também houve superação da meta. O índice de orçamento aplicado em TI previa aplicação de 0,94% do orçamento na área, mas no final foi superada com a utilização de 14,45% do orçamento do tribunal.

A Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística é a unidade responsável pelo acompanhamento da execução do planejamento estratégico do TRT-MA. Aprovado pela Resolução Administrativa nº 235/2009 para vigorar de 2010 a 2014, o planejamento estratégico do TRT-MA passou por reformulações no ano final de 2011. Após a primeira revisão técnica, realizada com o propósito de aperfeiçoar o acompanhamento dos indicadores, o antigo mapa do planejamento foi modificado e passou a ter 34 indicadores e 16 objetivos estratégicos. Foi acrescentado um atributo de valor (humanização) elevando para 13 o total de atributos de valor. Os temas permaneceram os mesmos: Eficiência Operacional; Acesso à Justiça e à Efetividade; Responsabilidade Social e Ambiental; Alinhamento e Integração; Política Institucional; Gestão de Pessoas; Infraestrutura e Tecnologia e Orçamento.

O planejamento estratégico do TRT-MA está alinhado à Gestão Estratégica e Metas do Poder Judiciário, em consonância com as deliberações do Conselho Nacional de Justiça e Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Clique aqui para acessar o Portal da Gestão Estratégica do TRT-MA.

3 visualizações