TRT-MA e parceiros da Ecoliga da Justiça realizam I Seminário de Sustentabilidade e Redução de Custos na Gestão Pública
O I Seminário de Sustentabilidade e Redução de Custos na Gestão Pública vai ser realizado no dia 6 de julho, no Auditório Ernani Santos, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O evento é uma promoção conjunta dos órgãos do Poder Judiciário no Maranhão (TRE, Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Justiça Federal, Tribunal de Justiça) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituições que vão integrar a Ecoliga da Justiça em Defesa do Meio Ambiente no estado. A proposta da Ecoliga da Justiça é realizar ações conjuntas de treinamentos, logística e compras compartilhadas, destinação ecologicamente adequada de resíduos, entre outras atividades.
Na abertura do evento, às 9 horas, os representantes das instituições vão assinar o Protocolo de Intenções para formalização da Ecoliga da Justiça, com base na documentação fornecida pelo grupo Ecos de Pernambuco, integrado por gestores do Judiciário de Pernambuco, do Tribuna de Contas do Estado e Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Na programação também está prevista palestra do conselheiro Noberto Campelo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vai falar sobre "A Efetividade da Resolução CNJ 201/2015 e seus Reflexos". A Resolução dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ); bem como da assessora-chefe de Gestão Ambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini, sobre "Plano de Logística Sustentável"; e a palestra " Panorama da Gestão Ambiental no Poder Judiciário", que vai ser ministrada pelo assessor-chefe de Gestão Ambiental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ganem Amidem Neto.
As inscrições serão abertas no início da próxima semana, nos sites do TRE, TRT, JF, TJ e UFMA.
III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário - o servidor Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA, participou o III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos dias 15 e 16 deste mês. O seminário teve com objetivo discutir a importância de aliar o planejamento estratégico à responsabilidade socioambiental. O evento, que reuniu magistrados e servidores de todas as regiões do país, contou com a participação de especialistas da área ambiental, que ministraram palestras e apresentaram casos de sustentabilidade de sucesso na administração pública.
Para Marcelo, o encontro foi extremamente positivo, pois “além do conhecimento de experiências bem sucedidas em outras instituições, o seminário incrementa a rede de contato permitindo uma maior interação entre um significativo contingente de profissionais, favorecendo a formulação e implementação de novas medidas de redução de custos e proteção ao meio ambiente”, afirmou. Ele disse ainda que uma das primeiras consequências do encontro será a formalização da Ecoliga da Justiça.
Com informações do Setor de Gestão Socioambiental