TRT-MA espera entregar sistema adicional de segurança para processos eletrônicos nos próximos dois meses

segunda-feira, 29 de Abril de 2019 - 11:04
Redator (a)
Edvânia Kátia
Presidenta Solange visitou as obras do datacenter juntamente com os gestores do TRT Wellington, Noredim, Ana Maria e Ricardo
Presidenta com a servidora Váldima e o terceirizado Jailton na visita às obras da nova Portaria

Na semana passada, foi realizada mais uma etapa da instalação do datacenter reserva na sede das varas trabalhistas de São Luís com o treinamento de servidores para a operacionalização do sistema de refrigeração. A nova estrutura tecnológica vai garantir mais segurança aos serviços, incluindo o banco de dados dos processos eletrônicos e os equipamentos. 
A presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, espera que a inauguração aconteça nos próximos dois meses. Ela tem vistoriado as obras pessoalmente e este mês já visitou as instalações com sua equipe. 
Para a desembargadora, é necessário investir na segurança dos sistemas computacionais, de forma a garantir a máxima segurança ao Processo Judicial Eletrônico e outros sistemas eletrônicos, bem como na infraestrutura. “Nossa preocupação é assegurar às pessoas que buscam a Justiça do Trabalho o funcionamento de todos os serviços, mesmo se ocorrer algum tipo de dano elétrico ou outro e garantir que nosso Tribunal atenda às diretrizes da estratégia nacional da tecnologia da informação do Poder Judiciário”, afirmou. 
Como explica o coordenador da Tecnologia da Informação (TI), Claudio Henrique Carneiro Sampaio, o objetivo do TRT é atender às necessidades do Plano de Recuperação de Desastres (PRD-TRT16), de forma a garantir que os principais sistemas e serviços de tecnologia da informação possam permanecer em operação no Tribunal e varas trabalhistas do Maranhão, mesmo quando ocorrer qualquer incidente ou desastres de pequenas ou grandes proporções. “Uma das conquistas imediatas é a redução do tempo de paralisação dos sistemas eletrônicos e continuidade dos serviços em casos de sinistro. Sem sombra de dúvida, a falta de um ambiente reserva que será proporcionado pelo datacenter reserva, no caso de algum sinistro, poderá haver a paralisação por um tempo elevado dos sistemas, causando prejuízo a todos”, afirmou.
No dia 11 de abril, aconteceu o treinamento operacional com a equipe do Setor de Infraestrutura Computacional do TRT-MA para operação com o Sistema de Detecção e Alarme Contra Incêndio. Foram realizadas todas as rotinas de testes, manutenções e verificações para que os servidores possam estar preparados para os casos de incêndio. 
Nova Portaria do TRT - a presidenta Solange também esteve vistoriando as obras da nova Portaria do Tribunal, localizada no local onde funcionava a agência da Caixa. Com a mudança, a Portaria ficará de frente para a Avenida Senador Vitorino Freire, conforme previsto no Plano Plurianual de Obras do TRT-MA. O Plano reúne as obras de maior porte do tribunal para o quinquênio 2018-2022. 
Estacionamento - a desembargadora Solange Cordeiro está ainda acompanhando de perto as obras que estão sendo realizadas no local onde funcionará o estacionamento do TRT, ao lado do prédio-sede. O termo de entrega foi assinado pelo superintendente da SPU no Estado do Maranhão, José Ribamar Monteiro Segundo, em abril deste ano. O imóvel foi adquirido pelo TRT-MA em dezembro do ano passado. As obras tiveram início em abril.

 

3 visualizações