TRT-MA faz reunião com a AMAT para tratar da VIII Semana Nacional de Conciliação
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) reuniu-se, nessa quinta-feira (07), com a Associação dos Advogados Trabalhistas do Maranhão (AMAT) para tratar de assuntos relacionados à VIII Semana Nacional de Conciliação, que vai ocorrer no período de 02 a 06 de dezembro.
Durante a reunião, o vice-presidente e corregedor e presidente do Núcleo, des. Luiz Cosmo da Silva Júnior, falou da importância da Semana e pediu a colaboração dos advogados para maior efetivação do evento no âmbito da Justiça do Trabalho no Maranhão. Lembrou que o advogado é indispensável à administração da justiça, conforme preceitua a Constituição, em seu Art. 133.
A reunião contou com a participação do Secretário do Nucleo, juiz titular da VT de Barreirinhas e juiz auxiliar da Presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho e do presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da XVI Região (Amatra XVII), o juiz do trabalho Carlos Gustavo Brito Castro e do secretário auxiliar Francisco Antônio Cerqueira Amaral.
Participaram da reunião, pelos advogados, a presidente da AMAT, Darcy Costa Frazão e as advogadas Leônia Figueiredo Alencar e Maria José Santana, que se comprometeram a envidar todos os esforços para sensibilizar as partes à conciliação.
Na oportunidade, foram feitas sugestões, dentre as quais a realização de reuniões com advogados das empresas com maior número de reclamações trabalhistas e que sejam partes em processos aptos à conciliação, a fim de sensibilizá-los quanto aos benefícios do acordo.
Preparativos - Esta é a segunda reunião do Núcleo para tratar dos preparativos e forma de divulgação da VIII Semana Nacional de Conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho no Maranhão. A primeira reunião foi realizada em outubro (28), com a presença do des. Luiz Cosmo da Silva Júnior e dos demais membros do Núcleo, os juízes Manoel Lopes Veloso Sobrinho, Paulo Sérgio Mont’Alverne Frota, Maurílio Ricardo Neris e o servidor Francisco Antônio Cerqueira Amaral.