TRT-MA homenageia desembargadora Ilka Esdra

quinta-feira, 10 de Março de 2016 - 14:16
Redator (a)
Gisélia Castro
Presidente James Magno e desembargadora Ilka ESdra descerraram o retrato na Galeria de Ex-Presidentes do TRT-MA
Desembargadora Ilka Esdra recebeu flores do presidente do TRT-MA, desembargador James Magno

O Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA) homenageou, na última terça-feira (8), a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo com a aposição de retrato na Galeria de Ex-Presidentes do TRT-MA.  A solenidade marcou o encerramento da programação do Dia Internacional da Mulher na Justiça do Trabalho do Maranhão.
Prestigiada por magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, a solenidade foi iniciada com o descerramento do retrato oficial da desembargadora Ilka Esdra, décimo segundo integrante da Corte Trabalhista maranhense a ocupar o cargo de presidente do TRT-MA. 
Em seu discurso, o presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, destacou a competência e a gestão humanista da desembargadora Ilka Esdra. Disse que aprendeu muito com a desembargadora ao se reportar ao cargo de diretor da Escola Judicial (EJUD16) que ocupou durante a gestão da magistrada . "A desembargadora Ilka é caxiense, ludovicense de coração e uma grande brasileira", declarou. Acrescentou que a solenidade foi uma forma de homenagear todas as mulheres da Justiça do Trabalho. 
A desembargadora Ilka Esdra agradeceu a homenagem e manifestou a sua afeição pela Justiça do Trabalho e também pelos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. "Fico feliz que esteja acontecendo [a homenagem] na gestão do meu grande amigo", enfatizou.
Ela observou que em 26 anos de criação, o TRT-MA já teve quatro mulheres que ocuparam a Presidência do Tribunal, ao fazer referência à luta e competência das mulheres, em geral, para ocupar cargos de direção. "Parece pouco, mas mostra que vencemos todos os tipos de barreiras para ter mulheres na direção de uma instituição".
Disse acreditar que a gestão do desembargador James Magno saberá superar as dificuldades orçamentárias e destacou a capacidade da equipe de trabalho da atual administração. Lembrou que uma parte expressiva dos gestores é formada por mulheres."Você [presidente do TRT-MA] está acompanhado por mulheres fortes e brilhantes", ressaltou. 
BIÊNIO 2012/2013 - A desembargadora Ilka Esdra foi presidente do TRT-MA no biênio 2012 - 2013. Entre outras ações, a gestão da desembargadora foi responsável pela implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em 100% da jurisdição trabalhista maranhense, além de investimentos em formação e capacitação de magistrados e de servidores, na área de tecnologia de informação, impulsionar ações sociais de combate ao trabalho escravo e trabalho infantil e atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida como Espaço Gourmet e Espaço Pilates.Também na gestão da desembargadora Ilka houve a inauguração das novas instalações da Escola Judicial.
 

39 visualizações