TRT-MA homenageia ex-servidor na inauguração do Espaço Permanente de Exposição de Artes

sexta-feira, 24 de Outubro de 2014 - 11:49
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Inauguração do Espaço Permanente de Exposição de Artes
II Salão de Arte Talentos do TRT16.

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, no exercício da Presidência, participou da solenidade de comemoração ao Dia do Servidor Público, na tarde desta quinta-feira (23). A programação foi encerrada com a inauguração do Espaço Permanente de Exposição de Artes "Remir de Brito Lima", no 1º andar do prédio-sede da instituição, e abertura do II Salão de Arte Talentos do TRT16. No início da solenidade, o Tribunal agraciou 29 servidores com a Medalha do Mérito do Servidor Judiciário Trabalhista da 16ª Região e entregou o Selo de Qualidade em Prestação Judiciária às três varas trabalhista que se destacaram no cumprimento das metas previstas para o ano de 2013 (VTs de Barra do Corda, 7ª de São Luís e Chapadinha).

Criado pela Portaria do Gabinete da Presidência nº 1.039/2014, o Espaço Permanente de Exposição de Artes visa a permitir a magistrados, servidores e usuários dos serviços do TRT-MA um ambiente propício à divulgação e exposição de suas aptidões artísticas. Por meio da Resolução Administrativa nº 260/2014, o Tribunal Pleno atribuiu a esse espaço o nome de "Remir de Brito Lima" como forma de homenagear o ex-servidor falecido em 2001 e que se dedicava, nas horas vagas, à música e também apreciava outras expressões artísticas.

Presentes à homenagem, os filhos de Remir Lima, Gabrielli Marina Lima Menezes e Louis Vitor de Mesquita Lima, que, juntamente com o desembargador James Magno, descerraram a placa de inauguração do Espaço Permanente de Exposição de Artes. Emocionada, Gabrielli Lima, em nome da família, agradeceu a homenagem: “Agradeço a Deus por nos permitir estar aqui e ao Tribunal, que homenageia o nosso pai, cuja presença tive junto a mim por doze anos e de quem muito pude receber. Este momento é um reconhecimento ao trabalho daquele que será sempre o nosso herói.”

Também emocionado, o vice-presidente declinou de se pronunciar e pediu ao cerimonial que encerrasse a solenidade. Em seguida, os convidados apreciaram os trabalhos participantes do II Salão de Arte Talentos do TRT16, composto de 18 obras produzidas por servidores do órgão. 

Remir de Brito Lima – Natural de Parnarama-MA, o ex-servidor nasceu no dia 29 de agosto de 1960, filho de Francisco de Melo Lima e Dometildes de Jesus Brito Lima. Era casado com a juíza Maria Luiza Pinto Lima, ex-titular da Vara do Trabalho de Pinheiro-MA, com quem teve os filhos Gabrielli Marina de Mesquita Lima e Louis Vitor de Mesquita Lima. Em 1984, foi admitido no cargo de Assistente Administrativo do TRT7-CE, lotado na 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Teresina-PI. Quando da instalação do TRT16-MA, em 26 de maio de 1989, o servidor fez opção por pertencer ao seu quadro de pessoal, ocasião em que foi removido para o Serviço de Cadastramento Processual (atual Coordenadoria de Distribuição e Cadastramento Processual). Depois, também trabalhou no Setor de Cálculos do Foro Astolfo Serra, na Diretoria-Geral e no Serviço de Folha de Pagamento (atual Núcleo de Folha de Pagamento), onde exerceu suas funções até 23 de julho de 2001, véspera da data de seu óbito.

Salão de Arte Talentos do TRT16 – instituído, no Regional XVI, pelo Ato Regulamentar GP nº 4/2009, com o intuito de valorizar servidores e magistrados da Justiça do Trabalho do Maranhão, integrando-os, inclusive por meio da valorização das suas aptidões artísticas. Coordenado pelo pelo Centro de Memória e Cultura do TRT-MA, em sua segunda edição, o evento é regulamentado pelo Ato Regulamentar GP nº 2/2014.


Fotos: Aurélio Souto.

 

 

 

11 visualizações