TRT-MA homenageia o Corregedor-geral da Justiça do Trabalho com medalha da Ordem Timbira
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, em ato solene realizado na manhã desta quarta-feira (10), prestou homenagem ao ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Ives Gandra da Silva Martins Filho, com a outorga da medalha da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau correspondente a grã cruz. A comenda foi entregue pela presidente do tribunal, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo.
O ministro Ives Gandra Filho foi agraciado com a insígnia no ano de 2005, por meio do Ato do Gabinete da Presidência nº 41/2005. Porém, por incompatibilidade de sua agenda de compromissos, ainda não a havia recebido oficialmente. Segundo o ministro, a homenagem o deixou especialmente comovido.
Comenda - A Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída pela Resolução Administrativa nº 42, de 14 de março de 1990, e suas alterações, com o objetivo de homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram no Direito do Trabalho ou prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho no país, especialmente, no Estado do Maranhão. A outorga é realizada entre as personalidades indicadas pelos membros do Conselho da Ordem. Na forma do regulamento, são agraciadas nos seguintes graus: grão-colar, grã-cruz, grande-oficial, comendador, oficial e cavaleiro.
Inspeção - O corregedor-geral, durante o período de 8 a 10 de julho, realizou inspeção no TRT-MA, verificando a situação do tribunal relativamente ao desempenho administrativo e jurisdicional de seus órgãos, com vistas ao aprimoramento dos serviços. O ministro foi condecorado na solenidade de encerramento da inspeção, após a leitura do relatório.
Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho - Nascido em São Paulo a 9 de maio de 1959, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1981) e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (1991), é Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 14 de outubro de 1999. Tomou posse como Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho em 5 de março de 2013. Integra, na qualidade de membro nato, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Órgão Especial do TST e as Seções Especializadas em Dissídios Individuais e Coletivos. É professor do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), da qual foi o primeiro Diretor (2006). Coordena as Revistas LTr e Lex-Magister de Direito do Trabalho. É membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho e da Academia Paulista de Magistrados. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2009-2011), Subprocurador-Geral do Trabalho (1988-1999, aprovado em 1º lugar no concurso público para ingresso no Ministério Público do Trabalho), Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República (1997-1999) e Assessor do Ministro Coqueijo Costa, no TST (1983-1988, tendo ingressado como analista judiciário por concurso público). É escritor com várias obras publicadas.
Redação: Rosemary Araujo (CONRERP/6ª Região nº 1086).
Fotos: Francisco Souto.