TRT-MA homenageia personalidades com a comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho
A solenidade de entrega da comenda Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho será realizada no dia 12 de maio deste ano, às 17 horas, no auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). Nesta edição, serão condecoradas 39 personalidades que se destacaram na área do Direito do Trabalho e prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho no estado, conforme a Portaria do Gabinete da Presidência nº 369/2014. A solenidade integra a programação de comemoração dos 25 anos do TRT-MA, que foi instalado em 26 de maio de 1989.
A comenda, instituída pela Resolução Administrativa nº 042/1990, é entregue a cada dois anos. Desde a primeira edição, a solenidade de condecoração ocorria por ocasião da posse dos novos dirigentes. A partir deste ano, conforme dispõe a Resolução Administrativa nº 207/2013, a entrega da comenda ocorrerá na data de comemoração de instalação do Tribunal. Os homenageados são indicados pelo Conselho da Ordem, que é composto pelos oito desembargadores do TRT-MA. Cada membro do Conselho pode indicar até 5 nomes. A Ordem possui os graus de condecorações Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
No grau correspondente a Grande-Oficial, serão condecorados os desembargadores Valtércio Ronaldo de Oliveira (presidente do TRT 5ª Região), Cleonice Silva Freire (presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão), Luís José de Jesus Ribeiro (vice-presidente do TRT 8ª Região), André Rodrigues Pereira da Veiga Damasceno (presidente do TRT 10ª Região), José de Ribamar Fróz Sobrinho (Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão), Ney de Barros Bello Filho (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), Maria Cesarineide de Souza Lima (ex-presidente do TRT 14ª Região), Vânia Jacira Tanajura Chaves (ex-presidente do TRT 5ª Região); a procuradora-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha; os deputados estaduais Arnaldo Melo (presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão) e Rubens Pereira Júnior; e o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
Serão homenageados, com a comenda no grau correspondente a Comendador, os juízes do trabalho do TRT-MA Francisco José de Carvalho Neto (titular da Vara do Trabalho de Timon, atualmente convocado para o TRT), Leonardo Henrique Ferreira (titular da Vara do Trabalho de Estreito), Fernanda Franklin da Costa Ramos Belfort (titular da Vara do Trabalho de Santa Inês) e Maurílio Ricardo Néris; o juiz do trabalho do TRT-RS Carlos Alberto Zogbi Lontra; a juíza de Direito Marcelle Adriane Farias Silva (Comarca de Santa Luzia-MA); o promotor de Justiça do Estado do Maranhão Manuel Octávio de Sousa Soares; o procurador-chefe adjunto da Procuradoria da República, Juraci Guimarães Júnior; e Aluísio Guimarães Mendes Filho.
Para receber a insígnia, no grau correspondente a Oficial, foram indicados os advogados Sálvio Dino de Castro e Costa Júnior, Antônio de Jesus Leitão Nunes, Gabriel Ahid Costa, Beatriz Del Valle Eceiza Nunes, Francisco Gomes Feitosa; os servidores do TRT-MA Patrícia Vasconcelos de Almeida, assessora administrativa da Presidência; Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal; Carlos César Pinto Reis, assessor jurídico do gabinete do desembargador Américo Bedê Freire; Edmundo Mendes Carvalho Júnior, Karina Maria Carvalho Castro Machado, Marta Helena de Carvalho e Silva e Ana Maria Cordeiro Mendes; e os empresários Edney Viegas Reis e Glícia Gentil.
No grau correspondente a Cavaleiro, serão condecoradas as servidoras do TRT-MA Luana Cunha Duarte de Sousa e Wanda Cristina Costa Porto (gabinete José Evandro de Souza); Antonio Leite Andrade, presidente da Associação Região Tocantina de Educação e Cultura S/C Ltda; e Maria Adelcide Araújo da Costa, gerente da agência Caixa (Areinha).
Galeria de Ex-Presidentes do TRT-MA – após a entrega das comendas, haverá também a solenidade de descerramento do quadro de fotografia da desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo na Galeria de Ex-Presidentes do Tribunal, localizada no hall do auditório juiz Ari Rocha.