TRT-MA inaugura nova sede da VT de Barra do Corda
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizará a solenidade de inauguração da sede própria da Vara do Trabalho de Barra do Corda no próximo dia 24 de julho, às 9h. A nova sede funcionará na Rua Enfermeira Zizi, nº 35, Vila Canadá, Bairro Incra. A solenidade contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, assim como do titular da VT, juiz Francisco José Campelo Galvão, da diretora de Secretaria, servidora Stefânia Amorim Silveira, de outros servidores e de autoridades locais.
A VT de Barra do Corda foi criada pela Lei nº 7.729, de 16 de janeiro de 1989 e sua jurisdição abrange, além de Barra do Corda, os Municípios de Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. Para entrar em contato com a VT, podem ser utilizados o telefone (99)3643-2880 e o email vtbcorda@trt16.jus.br .
Homenagem – A Portaria do Gabinete da Presidência nº 643/2015 dá à nova sede da VT de Barra do Corda o nome da desembargadora Maria Ione Martins de Araújo, falecida em agosto de 2014. Maria Ione foi a segunda juíza togada do TRT-MA e uma das primeiras mulheres a chegar aos cargos diretivos da instituição, ao tomar posse como vice-presidente no biênio 1991-1993, durante a gestão da, agora aposentada, desembargadora Amélia Branco Bandeira Coelho. O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão, por meio do Programa de História Oral, tem documentado um depoimento da magistrada homenageada, que está sendo catalogado para posterior publicação.
Premiações – Em 2013, a VT de Barra do Corda obteve o 1º lugar no resultado final do Selo de Qualidade em Prestação Judiciária, como a Vara que mais recebeu processos no ano, atingindo o segundo melhor índice de conciliação (40,98%). Em 2014, recebeu o 3º lugar da premiação por não possuir processos antigos; apresentar a segunda menor taxa de congestionamento na fase de conhecimento (33,25%); apresentar o segundo maior índice de atendimento à demanda (185%), e ter o quarto menor prazo médio de julgamento.
Selo de Qualidade em Prestação Judiciária – instituído pela Resolução Administrativa nº 122/2011, o Selo é outorgado anualmente pela Presidência do TRT-MA. A escolha das varas premiadas é feita a partir da avaliação de indicadores estratégicos relacionados à atividade jurisdicional, tais como a taxa de congestionamento na fase de execução; o índice de conciliação na fase de conhecimento; o índice de processos antigos; o prazo médio de julgamento; o índice de atendimento à demanda e a taxa de congestionamento na fase de conhecimento no 1º grau. Após a apuração dos resultados, a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) envia os dados ao Gabinete da Presidência, para aprovação, homologação e premiação.