TRT-MA inicia campanha de solidariedade natalina

sexta-feira, 28 de Novembro de 2014 - 11:37
Redator (a)
Wanda Cunha

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realiza, de 24/11 a 12 de dezembro, o recebimento de donativos para a Campanha Natal Solidário 2014. Como em outras edições, a arrecadação de alimentos será feita no Tribunal e nas Varas Trabalhistas da capital. Ao final da gincana, serão declaradas vencedoras as três primeiras unidades do TRT e/ou varas que mais arrecadaram alimentos, proporcionalmente. Os vencedores serão anunciados na festa de encerramento deste ano.

“Para se chegar ao resultado final, após o encerramento das doações, serão divididas as quantidades arrecadadas por cada setor pela respectiva quantidade de servidores lotados na unidade, vencendo aquele que obtiver o maior número absoluto após a divisão”, explicou a gestora do projeto Natal Solidário,  Natália Bragança Basileu, designada por meio da Portaria GP nº 1674/2013.

Segundo Natália Basileu, a proposta é estimular a participação de todos os setores, inclusive os menores, que concorrerão com os demais em pé de igualdade. Também explicou que as doações serão armazenadas na sobreloja do prédio-sede do TRT (antiga sala ocupada pela Coordenadoria de Material e Logística) e no Auditório do Foro Astolfo Serra (FAS).

Neste ano, serão recebidos na gincana só alimentos não-perecívies: arroz, feijão, açúcar, macarrão, café, óleo, sardinha em lata, fubá de milho pré-cozido, leito em pó ou líquido biscoito, achocolatado, doce de leite e goiaba.

As instituições beneficiadas serão selecionadas entre as indicações dos servidores, que podem enviar o nome e os dados de contato para o e-mail trtsolidario@trt16.jus.br, até o dia 01/12/2014, e estarão disponíveis até o fim da campanha no site do Tribunal. Além das entidades sugeridas, algumas já se encontravam no cadastro do Natal Solidário e serão mantidas, como o Lar de José, no Anil; Lar Pouso da Esperança (COHAB-Anil); Creche Sementeira de Luz; Casa de Acolhida Filhos Prediletos (Centro); Igreja Nossa Senhora do Carmo (Centro); Centro Comunitário da Vila Passos; União de Moradores da Areinha e Centro de Assistência Educacional, Esportiva e Cultural Arco-íris (Raposa).

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelos ramais 9375 (Augusto), 9306 (Allan), 9386 (Ana Célia), 9406  (Cícero), no TRT. Já no Foro Astolfo Serra, os contatos podem ser feitos com Marilda (9516), Natália 9455 e Nonata (9496).

Origem do Natal Solidário – Em 2005 foi instituída a atividade de responsabilidade social. Inicialmente, era realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e Justiça Federal. Extinta a parceria, o TRT, no intuito de continuar ajudando as pessoas necessitadas, decidiu manter a campanha. O Natal Solidário é uma ação do projeto Justiça Cidadã, do Planejamento Estratégico do Tribunal. O projeto está alinhado ao tema Acesso à Justiça e Efetividade e tem como objetivo promover a cidadania e o reconhecimento dos direitos sociais.

Campanhas anteriores do Natal Solidário – Em 2013, foram arrecadadas 881 fraldas descartáveis e 532 itens de higiene, entre sabonetes, cremes dentais, desodorantes e outros. Em 2012, foram 272 brinquedos. Em 2010, a arrecadação no TRT e Varas totalizaram 2.503,32 kg de alimentos. Em 2009, foram arrecadadas 4,4 toneladas de alimentos, das quais 3,7 em São Luís e 700 kg na VT de Presidente Dutra, cidade a 361 quilômetros de São Luís; além de 1008 cestas básicas na VT de São João dos Patos. Ainda foram arrecadados 254 brinquedos, sendo 154 pela VT de Bacabal e 100 pela Vara de São João dos Patos. Em 2008, foram beneficiadas 51 entidades filantrópicas da capital. O TRT foi responsável pela distribuição de alimentos a 18 dessas instituições. As demais foram atendidas pelas Justiças Eleitoral e Federal. Em 2007, a arrecadação no TRT e Varas da capital totalizou 10.637 kg.

3 visualizações