TRT-MA inicia implantação do Programa Coleta Seletiva

quinta-feira, 25 de Janeiro de 2007 - 0:00
O Tribunal Regional do Trabalho deu início, nesta quarta-feira (24), aos preparativos para implantação do Programa Coleta Seletiva. Começaram a ser recolhidos os cestos de lixo de todos os setores para padronização. Esses coletores serão pintados de azul e terão o adesivo do símbolo da reciclagem. Neles será depositado todo material a ser reciclado.

O Programa “Coleta Seletiva” foi lançado na Semana do Servidor 2006, em parceria com o TRE-MA, com o objetivo de coletar papel inutilizado e reciclá-lo. A finalidade social do programa é repassar a renda obtida com a reciclagem para uma instituição filantrópica de São Luís. O TRE-MA ficará responsável pela pesagem e remessa do papel à empresa que fará o reaproveitamento do material.

“O Programa tem um caráter socioeconômico-ambiental que visa beneficiar, além das instituições filantrópicas, a própria sociedade, já que ele propicia uma descarga nos lixões da cidade e evita desperdícios dentro da instituição”, disse Domingos Carlos dos Santos Neto, Diretor da Secretaria Administrativa do TRT-MA.

O Programa de Coleta Seletiva traz algumas instruções que devem ser observadas. Veja os critérios abaixo:

1. Os papéis poderão estar de forma inteira, rasgados ou triturados;

2. É importante resguardar as informações constantes nos referidos papéis. É necessário triturar os papéis antes de descartá-los.

3. Os servidores podem colaborar com o projeto trazendo de suas residências os papéis apropriados para reciclagem.

4. Serão reciclados: revistas, impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papéis timbrados, cartões e papel de fax.

5. Não podem ser reciclados: papéis sanitários, papéis plastificados, papéis metalizados, papéis parafinados, copos descartáveis, papel carbono, fotografias, fitas adesivas e papel vegetal.

6. É importante retirar dos papéis recolhidos materiais como clipes, etiquetas, grampos, elásticos e outros.

7. Tanto quanto possível, antes de eliminar para reciclagem, reutilizar o papel para rascunhos, revisão de texto ou outros serviços internos.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas na Secretaria Administrativa (3º andar do prédio-sede do TRT) ou pelo ramal 9332.

(WCS)

8 visualizações