TRT-MA institui metodologias de projetos e de portfólios de tecnologia de informação e comunicação
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) instituiu, através da Portaria Nº 991 do Gabinete da Presidência, as metodologias de gerenciamento de portfólios e projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Trata-se de boas práticas de gestão de tecnologia da informação, que permitem atingir os objetivos estratégicos e metas estabelecidas pelo órgão de maneira mais eficiente.
O método de gestão de portfólios de TIC padroniza procedimentos, que permite ao Tribunal definir prioridades e classificar os projetos desenvolvidos. O portfólio de TIC busca mantê-los alinhados ao planejamento estratégico do tribunal. Deste modo, evita-se o excesso de vários empreendimentos executados simultaneamente. Outro benefício é a obtenção de uma visão geral daqueles que estão sendo executados.
Já a metodologia de gerenciamento de projetos de TIC disciplinada pelo TRT-MA é um conjunto de boas práticas e definições de processos com o objetivo de otimizar os recursos, sejam eles financeiros, materiais ou humanos. Com ela, a probabilidade de sucesso aumenta significativamente, haja vista o fato de serem seguidos processos padronizados. A gestão adequada garante a qualidade de projetos e apóia a tomada de decisão.
A partir de agora, para demandar por novos serviços ou soluções de TIC, o gestor da unidade demandante deve preencher um Documento de Oficialização de Demanda (DOD), em que são especificadas necessidades e justificada a realização do projeto. Em seguida, a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicações (CTIC) emite um parecer sobre a viabilidade da solicitação e encaminha ao Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), que autoriza, ou não, sua realização conforme os objetivos do Tribunal. “Isso corresponde a uma visão muito mais institucional, em que a decisão não é tomada por uma única pessoa, mas por um Comitê que expressa o pensamento do TRT-MA”, afirma Rafael Neto, um dos servidores de Governança de TIC.
De acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI – Project Management Institute), o projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único. Com essas duas metodologias, o TRT-MA cumpre mais uma etapa na direção de formar um setor de TIC forte, com pleno controle dos projetos desenvolvidos.