TRT-MA intensifica campanha de coleta de lacres de alumínio

quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019 - 8:30
Banner físico da campanha #NãoÉMito
Presidenta Solange, Eliane (ONG Entre Rodas), Marcelo, Ana Vitória e o pai dela, Antônio, no dia da entrega da cadeira


Convênio assinado em agosto passado com o Instituto Entre Rodas ganha força em 2019, e objetiva contemplar mais crianças através do Projeto
O Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (SGSAmb) intensificou, no âmbito do TRT-MA, neste mês de janeiro, a Campanha #NãoÉMito lançada pela ONG Instituto Entre Rodas. Com parceria firmada desde agosto de 2018, o TRT da 16ª Região é o primeiro órgão público a assinar um convênio com o Instituto. Com a campanha, o Setor de Gestão Socioambiental é sensibilizar outros órgãos públicos do Estado e, posteriormente, do país para que haja maior adesão à campanha, beneficiando no futuro um maior número de crianças.
A campanha estimula a retirada de lacres de latinhas de alumínio antes de jogá-las no lixo, pois a doação se transforma em cadeiras de rodas para crianças com deficiência física. Pontos de coletas estão distribuídos nas unidades deste Regional para arrecadar os lacres que serão convertidos em cadeiras de rodas, a fim de empoderar e permitir melhor qualidade de vida às crianças com baixa mobilidade.
A iniciativa, além de estimular a redução dos impactos ambientais em consequência de descartes inadequados de resíduos no meio ambiente, conscientiza acerca do papel do homem e medidas simples que podem transformar vidas. O lacre de alumínio, objeto de pouco valor para muitos, é matéria prima que permite maior liberdade de movimentos para crianças com deficiência, pois pode ser transformado em cadeiras de rodas sob medidas.
Campanha Não É Mito no TRT-MA - para estimular a adesão à campanha dos públicos interno e externo, a Justiça do Trabalho no Maranhão, por meio da Seção de Comunicação Social, adaptou peças publicitárias para divulgação digital, a partir das peças desenvolvidas pela ONG Instituto Entre Rodas. Foram criadas artes para adesivos destinados a garrafas pets, banners físicos e eletrônicos, peças digitais para redes sociais e site. A proposta é arrecadar lacres de alumínio e garrafas pets de 2 litros, 300 ou 500 de ml, que ficarão nos postos de coletas para armazenar os lacres.
Segundo Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor do Socioambiental do Tribunal, a campanha tem um papel fundamental por três motivos: “ajuda a dar uma destinação adequada aos resíduos, contribui para melhorar a percepção das pessoas quanto a importância da reciclagem e, principalmente, ajuda a melhorar a vida de crianças cadeirantes. A ideia é arrecadar o máximo de lacres possível. Precisamos de 800 kg (entre 800 e 1000 garrafas PET de 2 L cheias de lacres). Se conseguirmos beneficiar uma única criança, já terá valido a pena!”, enfatizou.
Marcelo disse que já tem doze garrafas cheias para ajudar outra criança, mas precisa-se de muito mais. Para alcançar a meta, foram instalados pontos de coletas no prédio-sede do TRT-MA, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001, bairro Areinha; e no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, também situado na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n, bairro Areinha, próximo à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.  
Pontos de Coletas do TRT-MA:
Hall de entrada do prédio-sede do TRT-MA
Hall de entrada do Fórum Astolfo Serra
Restaurante Expresso Salada, localizado no 1º andar do prédio-sede.
Restaurante Feijão de Corda, localizado no Térreo do Fórum Astolfo Serra

As Varas do Trabalho do interior do Estado também terão pontos de coletas instalados em breve. Os kits de arrecadação com banner, garrafa adesivada e adesivos já estão prontos para o envio. Adesivos estão disponibilizados nos pontos de coletas para quem queira ser voluntário nessa causa. Os interessados podem passar em qualquer ponto, de 8h às 17h, e retirar a estampa para personalizar a sua garrafa e devolver posteriormente com os lacres de alumínio.
TRT-MA e ONG entregam primeira cadeira de roda - em novembro passado, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e o Instituto Entre Rodas entregaram a primeira cadeira de roda em decorrência da assinatura do convênio. A estudante Ana Vitória, de 8 anos, foi contemplada com a cadeira que foi feita sob medida para ela. Ana Vitória, que antes tinha uma cadeira fora dos padrões para o seu corpo, ficou muito feliz com a conquista e hoje consegue fazer suas atividades, tanto na escola, como em outros locais com mais facilidade. "Eu fiquei muito feliz com a minha cadeira nova", falou.
Mais informações pelo telefone (98) 2109 9573. 
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

 

226 visualizações