TRT-MA lança calendário 2009 com agenda ambiental e panorama das profissões brasileiras

segunda-feira, 9 de Março de 2009 - 14:41
Redator (a)
Wanda Cunha
Foto da Costureira foi da servidora Telma Brito (6ª VT São Luís)
Trabalho dos médicos foi retratado por Tatiana Lacerda (DOF)

O calendário de 2009 do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região traz a novidade de adotar a agenda ambiental. A proposta faz parte da política que vem sendo desenvolvida pelo Tribunal por meio do Projeto TRT Ambiental, com o objetivo de desenvolver atividades de sensibilização entre magistrados e servidores. O calendário também homenageia os 20 anos do TRT e traz fotos extraída das lentes de amadores da própria instituição, com legendas que fazem um retrospecto histórico das profissões no país e a lei que as regulamenta.

O presidente do TRT-MA, desembargador Gerson de Oliveira, destacou que o calendário institucional deste ano, além de ampliar o acesso às informações sobre os direitos sociais, também sensibiliza a sociedade a conservar o meio ambiente. “Os problemas por que passa o planeta provocam o ser humano a buscar melhor qualidade de vida, e isso só pode ser feito com campanhas de conscientização em favor da preservação dos recursos naturais e, também, com políticas voltadas para o desenvolvimento social justo”, observou.

A jornalista Edvânia Kátia, chefa do Serviço de Comunicação, diz que o calendário tem cumprido sua função de publicizar as ações e projetos do Tribunal, bem como de servir de fonte de pesquisa. O calendário de 2009 traz fotos que resultaram da Oficina de Fotografia “Mãos que trabalham”, realizada pelo Tribunal aos servidores. “Com a agenda ambiental, o calendário adquire uma nova função: a de informar o cidadão de seus direitos e deveres como cidadão do mundo, preocupado com os destinos da natureza e, em conseqüência, da humanidade”, acentua. O calendário é distribuído no TRT, nas Varas Trabalhistas de São Luís e do interior e encaminhado a entidades sindicais, conselhos de classe, instituições ligadas ao meio jurídico, advogados, imprensa entre outras instituições. Para a servidora da 6ª VT de São Luís, Telma Brito, foi excelente a idéia de as datas ambientais virem no calendário. “É uma forma de ficarmos atentos à importância de mantermos saudável o nosso planeta”, disse. As fotos de Telma ilustram as profissões de costureira e manicure, referentes aos meses de maio e junho, respectivamente. “Já vi muitos calendários feitos em papel reciclado, no entanto os que já vi não traziam em destaque datas ambientais”, diz o presidente do Projeto TRT Ambiental, Luiz Pires. Segundo ele, o TRT vai realizar eventos alusivos às datas ambientais, de março a novembro, que integram o calendário. Os eventos têm caráter pedagógico e, ao mesmo tempo, trazem a finalidade de conscientizar e sensibilizar magistrados e servidores para as questões ambientais.

São datas contempladas no calendário: 22 de março, Dia Mundial da Água; 22 de abril, Dia do Planeta Terra; 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Fumo; De 01 a 07 de junho, Semana Mundial do Meio Ambiente; 17 de julho, Dia de Proteção às Florestas; 14 de agosto, Dia de Combate à poluição; 22 de setembro, Dia Mundial sem o Carro; 04 de outubro, Dia da Natureza, Dia 9 de novembro, dia do Urbanismo. O calendário institucional é uma ferramenta que há três anos o Serviço de Comunicação do TRT utiliza para difundir os direitos sociais. Na primeira edição do calendário, em 2007, as fotos foram captadas por fotógrafos profissionais e repórteres fotográficos do estado. Em 2008, o calendário fez parte das comemorações do Bicentenário do Judiciário independente no Brasil e, no ano anterior trouxe o tema “Justiça do Trabalho – Cidadania ao alcance de todos.

12 visualizações