TRT-MA lança Oficina de Criatividade em roda de conversa com gestores sobre a inovação

sexta-feira, 27 de Janeiro de 2023 - 12:01
As facilitadoras Aline Lobato e Edvânia Kátia fazem a abertura da oficina

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região lançou a Oficina de Criatividade, uma roda de conversa com gestores sobre a inovação. A oficina contou com a participação dos gestores das áreas judiciais e administrativas, além de assessores dos desembargadores. A atividade foi realizada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Escola Judicial e Centro de Memória.

As facilitadoras Aline Lobato e Edvânia Kátia iniciaram a oficina fazendo um passeio pela trajetória dos participantes na Justiça do Trabalho na dinâmica intitulada “Quem sou eu nessa história?”. “Acreditamos que nada acontece no futuro se não olharmos para o passado e para as nossas conquistas”, afirma a servidora Edvânia Kátia.

Na sequência, as facilitadoras explicaram ainda os conceitos de criatividade e inovação e apresentaram a Política de Inovação do Poder Judiciário, a Política de Inovação da Justiça do Trabalho do Maranhão e os canais disponibilizados para sugestões de inovação. “A disseminação da cultura da inovação pretende reforçar o sentimento de cooperação, participação e soluções por uma experiência interdisciplinar, envolvendo vários atores, das mais diversas áreas do conhecimento, para juntos construírem soluções inovadoras para desafios corporativos”, explicou a servidora Aline Lobato. Também foram detalhados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU. (Clique aqui para conhecer os objetivos)

O Laboratório da Inovação está sendo coordenado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TRT Maranhão. Além de um espaço físico, há um espaço virtual onde são trabalhados os propósitos da Política de Inovação da Justiça do Trabalho do Maranhão. No momento, está em execução a primeira trilha do Laboratório, relacionada à área da Gestão Documental e Memória. O Laboratório pretende realizar outras edições da Oficina durante o ano de 2023, a serem realizadas nas unidades judiciais e administrativas com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a Política de Inovação do Poder Judiciário.

Segundo o secretário de Gestão Governança e Gestão Estratégica, Marcos Pires, há muitas demandas que impactam diretamente nos serviços que podem ser trabalhadas no laboratório, de forma que todos possam contribuir com as sugestões.

250 visualizações