TRT-MA leva Projeto Sorriso Legal ao Bairro de Fátima
quinta-feira, 29 de Maio de 2008 - 12:11
Redator (a)
Wanda Cunha
Pais e alunos participam da palestra sobre higiene bucal
Diretora da Escola Araripina Fecury destaca a importância do projeto
Depois de promover ação preventiva de saúde bucal em comunidades do bairro da Areinha, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), nesta manhã (29), levou o Sorriso Legal à Unidade de Educação Básica “Araripina de Alencar Fecury”, localizada no bairro de Fátima. Na oportunidade, a odontóloga Teresa Cristina Godim, do Serviço de Saúde do Tribunal, fez palestra aos pais e responsáveis dos alunos sobre a importância da higiene bucal para a saúde das crianças.
Segundo Teresa Cristina, o Sorriso Legal tem alargado suas ações sociais nas proximidades do TRT, em decorrência do resultado positivo que tem conseguido junto às comunidades. “Eles ficam felizes quando percebem que segmentos do poder público estão se preocupando com eles”, enfatiza Teresa. Ela também tem observado que o projeto é visto como uma ação social de muita importância para as comunidades carentes.
Para o vigilante Messias Coelho Meireles, avô e responsável de uma aluna de 4 anos, o Sorriso Legal é necessário a todas as famílias que não dispõem de recursos financeiros para fazer tratamento bucal em seus filhos. “A iniciativa do TRT é mais importante do que se possa imaginar, porque está sendo desenvolvida em bairros carentes, como os bairros de Fátima e Areinha, onde a maioria das pessoas, além de carente, é desinformada”, declara.
A professora Maria Celeste Gonçalves de Jesus, diretora da Escola, na abertura do evento, disse aos pais que a iniciativa do TRT era um trabalho bonito que trazia informações valiosas. “É um programa oportuno que a comunidade recebe com carinho; é bem-vindo, porque promove uma ação social baseada na necessidade da comunidade, já que nem todos têm acesso a um tratamento dentário”, concluiu.
O Projeto Sorriso Legal, desenvolvido pelo TRT, integra o Programa Mais Cidadania, um dos cinco eixos estratégicos do Plano de Gestão do Tribunal para o biênio 2007/2009, por meio do qual reúne projetos e ações que contribuem para promover a cidadania e os direitos sociais no Maranhão. O TRT-MA, desde outubro do ano passado, vem desenvolvendo o Sorriso Legal em unidades de ensino localizadas nas comunidades próximas à sede do Tribunal. A primeira unidade a ser agraciada com o projeto foi o Jardim de Infância Senador João Castelo, da União dos Moradores; a segunda foi a unidade Maria Rocha, no mês passado, ambas localizadas na Areinha; a terceira, Unidade Rosário Nina, localizada no Bairro de Fátima, recebeu a visita do Sorriso Legal em meados deste mês.
Na Unidade de Educação Básica “Araripina de Alencar Fecury”, cerca de 135 crianças, entre 4 a seis anos, do 1º ao 3º período de educação infantil municipal, distribuídas nos turnos matutino e vespertino da escola, serão contempladas com o Projeto. Na segunda visita à escola, prevista para o início de junho, a equipe do Sorriso Legal fará palestra de prevenção bucal diretamente com as crianças, quando também serão distribuídos kits com escova e creme dentais, e cada criança receberá aplicação de flúor.