TRT-MA participa de curso sobre agenda ambiental na administração pública

terça-feira, 15 de Agosto de 2017 - 9:18
Redator (a)
Gisélia Castro
Juiz Bruno Motejunas fez a entrega de certificado A3P para a servidora Gisele Cutrim

O juiz auxiliar da Presidência e coordenador da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), Bruno de Carvalho Motejunas, representou a Justiça do Trabalho no Maranhão, na solenidade de abertura do 8º Curso Presencial de Capacitação em Sustentabilidade na Administração Pública, nesta segunda-feira (14/8), às 9h, no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa.
O evento integra o calendário de ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). No Maranhão, o curso tem o apoio da Ecoliga - Sustentabilidade no Setor Público Maranhense,  grupo de cooperação técnica composto por servidores do TRT-MA, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), Justiça Federal no Maranhão (JF-MA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).   
A solenidade marcou a adesão do TRE-MA e do TJ-MA à Agenda Ambiental. O TRT-MA fez adesão em 2016, quando o termo assinado pelo desembargador James Magno Araújo Farias foi publicado no Diário Oficial da União em 28 de julho. 
Mesa de abertura - Participaram da mesa de abertura do curso Sustentabilidade na Administração Pública o presidente do TRE-MA, desembargador Raimundo Barros, o presidente do TJ-MA, desembargador Cleones Carvalho Cunha, o secretário executivo do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, o procurador-geral de Justiça em exercício, Francisco Barros, o juiz auxiliar da Presidência do TRT-MA, Bruno Motejunas, o presidente do TCE, conselheiro Caldas Furtado, o diretor do Foro da Justiça Federal no Maranhão, juiz Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo, o vice-reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, e o diretor do Fórum de São Luís, juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim.
Na fala de abertura, o presidente do TRE-MA disse que o curso promove mudança de mentalidade, estimulando práticas de sustentabilidade e de redução de custos na administração pública. O desembargador Cleones Cunha, presidente do TJ-MA, destacou os resultados das ações da A3P no Maranhão, sugerindo a institucionalização do Ecoliga.
O secretário executivo do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, que representou na solenidade o ministro do meio Ambiente, Sarney Filho, agradeceu ao grupo Ecoliga pelo apoio e apresentou resultados de ações de sustentabilidade na administração pública. De acordo com ele, em todo o país 325 órgãos públicos já fizeram adesão à A3P. 
Capacitação - O 8º Curso Presencial de Capacitação em Sustentabilidade na Administração Pública reúne representantes de diversos órgãos públicos maranhenses na prática de gestão pública de sustentabilidade ambiental. O curso acontece nos dias 14, 15 e 16 de agosto, na sede do TRE-MA, com carga horária de 24h. Quinze servidores do TRT-MA estão inscritos na capacitação. A programação inclui gestão de resíduos, recursos naturais, construções e licitações sustentáveis e qualidade de vida no trabalho.
Certificados - Durante a solenidade de abertura do curso foi feita a entrega de certificados aos servidores que se destacaram na promoção da agenda ambiental de sustentabilidade. Pelo TRT-MA, recebeu certificado a servidora Gisele Fernandes Azevedo Cutrim, devido a contribuição na elaboração e implementação do Plano de Logística Sustentável. A entrega do certificado foi feita pelo juiz Bruno Motejunas. Gisele Cutrim disse que se sente muito gratificada pelo trabalho realizado na consolidação do Plano de Logística Sustentável da Justiça do Trabalho no Maranhão. 
Também foram agraciados servidores do TJ, TRE, UFMA, Ministério Público Estadual, TCE e Justiça Federal.
Comissão - A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-MA tem como integrantes o juiz auxiliar da Presidência, Bruno de Carvalho Motejunas (coordenador) e membros titulares, Júlio César Guimarães (secretário de Administração), Luciana Cristina Gehlen (coordenadora de Material e Logística), Manoel Ricardo Beckman de Jesus (chefe da Seção de Engenharia), Rafaela David Brito Pinho (chefe da Seção de Saúde), Rosemary Rocha Araujo (chefe da Seção de Comunicação Social) e Raimundo da Conceição Costa Lindoso (assessor do gabinete do desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior). São membros suplentes: Joselena do Carmo Soares Pereira (secretária-geral da Presidência), Fernanda Cristina Muniz Marques (assessora da Diretoria-Geral); Nikole Melo de Mendonça (lotada na Seção de Engenharia) e Marcos Antonio de Souza Silva (representando a Coordenação de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa).
 

52 visualizações