TRT-MA participa de reunião itinerante da Coetrae/MA
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) vai participar, no dia 23 deste mês, da reunião itinerante da Comissão Estadual Para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/MA), no município de Codó. O Tribunal será representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho; pela juíza titular da Vara do Trabalho de Caxias, Maria do Socorro Almeida Sousa; e pelo juiz titular da 1ª VT de São Luís, Antônio de Pádua Muniz Correia.
No dia anterior à reunião (22), haverá a realização da Caravana dos Direitos Humanos, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc). Na oportunidade, serão realizadas oficinas, atividades de fortalecimento às políticas públicas, voltadas aos gestores municipais, técnicos de saúde, educação e segurança pública na região. A Atividade é um retorno da Caravana da Liberdade, promovido pelo TRT-MA, que esteve no município no ano passado. Houve a junção das duas caravanas para combater os trabalhos escravo e infantil.
Caravana da Liberdade – O TRT-MA vem desenvolvendo o projeto “Caravana da Liberdade”, com o apoio do Ministério Público, Governo do Estado e organizações não-governamentais de ações de prevenção e repressão ao trabalho escravo infantil e conta também com atividades de cidadania, que incluem emissão de documentos, palestras e oficinas. Codó foi o primeiro município a receber a Caravana, em 2012, em razão de ser conhecido por fornecer mão de obra escrava para várias regiões do país, além de possuir altos índices de conflitos sociais e trabalho infantil.