TRT-MA participa de reunião preparatória da Semana Nacional de Conciliação
quarta-feira, 31 de Outubro de 2007 - 13:00
Redator (a)
Valquíria Santana
O juiz titular da Vara do Trabalho de Imperatriz e membro da Comissão Permanente de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT), Érico Renato Serra Cordeiro, participará, em Brasília, nesta segunda-feira (05), da reunião de trabalho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é discutir os preparativos para a Semana Nacional de Conciliação, que será realizada de 3 a 8 de dezembro, em todos os órgãos do Judiciário do país.
Na segunda-feira (05), a chefe do Serviço de Comunicação do TRT-MA, jornalista Edvânia Kátia Sousa Silva, também estará na capital federal, para o encontro de assessores de comunicação do Judiciário que vai discutir estratégias de divulgação do Movimento pela Conciliação.
Este ano, O Movimento pela Conciliação, em lugar de um Dia Nacional da Conciliação, como houve em 2006, vai promover uma Semana Nacional. A meta é realizar 200 mil audiências de conciliação em todo o país. No mutirão do ano passado, foram feitas 84 mil audiências, conforme dados do CNJ. Na Justiça do Trabalho do Maranhão, segundo relatório da presidência do TRT, foram designadas 787 e realizadas, efetivamente, 735, sendo firmados 395 acordos, resultando em R$ R$3.241.325,90 de valores conciliados. Apenas 44 audiências foram remarcadas.
O Movimento pela Conciliação é uma iniciativa do CNJ e conta com o apoio de órgãos do Judiciário e entidades como Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entre outras organizações.
As atividades voltadas para a conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho no Maranhão estão contempladas no Projeto Conciliar, que integra o Programa Mais Justiça, um dos cinco eixos estratégicos do plano de Gestão do TRT-MA para o biênio de 2007-2009.