TRT-MA participa de twitaço do Dia de Combate ao Trabalho Infantil com série Música pela Infância

sexta-feira, 11 de Junho de 2021 - 10:48
Redator (a)
Edvânia Kátia

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) lança hoje a segunda edição da série Música pela Infância – projeto TRT Cantos e Encantos como parte das atividades do twitaço realizado em todo o país pela Justiça do Trabalho contra o trabalho infantil. A ação marca o 12 de junho, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Durante o twitaço, também serão repostadas as canções que foram ao ar no ano passado, sendo que oito delas foram compostas especialmente para a temática. Clique aqui para ver as músicas 

Na edição deste ano, serão apresentadas músicas instrumentais, compostas por autores maranhenses, e que retratam de alguma forma a infância, seja por meio de lembranças da infância dos músicos ou pela lembrança de alguma criança que quiseram homenagear. O objetivo da campanha é mostrar o quanto é importante ter uma infância saudável, a partir dos relatos dos próprios instrumentistas.  

As músicas foram gravadas pelo Regional Tira-Teima, vanguarda do choro no Maranhão. O grupo é formado por Paulo Trabulsi (cavaquinho solo), Sadi Ericeira (cavaquinho), Serra de Almeida (flauta), Zé Carlos (pandeiro) e Francisco Solano (violão 7 cordas). A apresentação tem participação especial de Osmarzinho do Sax e Osmar do Trombone. As músicas são de Paulo Trabulsi, Francisco Solano, Osmar do Trombone e Wendell de la Salles.

 No TRT do Maranhão, a ação é uma atividade da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem como gestoras a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Boueres, e está sendo realizada em conjunto com o Centro de Memória e Cultura e Setor de Comunicação Social, sob a coordenação da servidora Edvânia Kátia. Também ganhou a parceria do Clube do Choro do Maranhão. 

A campanha é realizada hoje em todo o país. Estão à frente a Justiça do Trabalho com o envolvimento do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). Participam também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público do Trabalho, Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros.

OUTRAS AÇÕES - No Maranhão, várias ações de combate ao trabalho infantil são realizadas pelo  Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente no Trabalho (Fepetima), que conta com a participação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, entre outros órgãos e instituições. 

72 visualizações