TRT-MA participa do Global Mediation Rio

sexta-feira, 28 de Novembro de 2014 - 13:27
Redator (a)
Wanda Cunha
Magistrados James Magno, Luiz Cosmo, Socorro Almeida e Eduardo Evangelista com o promotor de Justiça do Maranhão Cassius Chai

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) está participando, desde segunda-feira (24), do Global Mediation  Rio, um Fórum internacional que tem como objetivo discutir os mecanismo de resolução de conflitos e fortalecer o sentimento de pertencimento e de identidade constitucional. É a primeira vez que o e vento ocorre no Brasil. Dele, participam mais de 35 países. As atividades, que estão sendo desenvolvidas no prédio sede da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ, na Av. Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro, encerram-se nesta sexta-feira (28).

O TRT-MA, como parceiro institucional do evento, participa com três observadores: o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, o titular da Vara do Trabalho de Açailândia, Carlos Eduardo Evangelista Batista e o secretário da Corregedoria, Marcos Pires Costa. Integram o Global Mediation como debatedor e palestrante, respectivamente, o vice-presidente e corregedor do Tribunal, James Magno Araújo Farias e a juíza titular da VT de Barreirinhas, Maria do Socorro Almeida de Sousa.

O desembargador James Magno Araújo Farias foi um dos debatedores do Painel "Mediação de Jurisdição - a proposta de uma lei federal de mediação", na qual também foi debatedor  o Dr. Flávio Crocce Caetano, secretário nacional de reforma do Judiciário.  O vice-presidente do TRT-MA também fará a comunicação oral de um artigo habilitado junto ao evento.

A juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa é uma das palestrantes com o tema “Mediação no Domínio das Relações Laborais: princípios e métodos”. A magistrada também é uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho IX, cuja temática é “Mediação e Direitos Sociais Indisponíveis: Trabalho, Saúde, Educação e Meio Ambiente em Cabo Verde”, que tem como conferencistas o professor doutor Filinto Elísio de Aguiar Cardoso Correira e Silva (Cabo Verde), vice-presidente da Multilingual Schools Foundation (Portugal); a professora Edith Maria Barbosa Ramos, da Universidade Federal do Maranhão e professora Nicia Regina Sampaio, do Ministério Público do Espírito Santo.

Saiba mais sobre o evento aqui!

5 visualizações