TRT-MA participa do IX CONBRASCOM nesta quinta-feira (10) e na sexta-feira (11)

quarta-feira, 9 de Outubro de 2013 - 11:13
Redator (a)
Wanda Cunha

As servidoras do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) Rosemary Rocha Araújo (da Seção de Comunicação) e Edvânia Kátia Sousa Silva (do Centro de Memória e Cultura) participam do IX Congresso Brasileiro de Comunicação da Justiça (Conbrascom), realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). O evento ocorrerá no Auditório do Edifício MMDC, prédio dos gabinetes  do Tribunal de Justiça de São Paulo, na Av. Ipiranga,  centro, nos dias 10 e 11 deste mês. O objetivo do congresso é ampliar o debate sobre a comunicação na Justiça.

No decorrer do congresso, que aborda o tema “O Papel da Comunicação no Judiciário Contemporâneo”, serão apresentados os cases dos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, edição 2013.  O prêmio divide-se em 20 categorias  (Jornal, Revista, Endomarketing, Conteúdo Web e Projeto Institucional).  O TRT-MA, por meio da Seção de Comunicação, ficou entre os finalistas nas categorias Projeto Temático e Publicação Especial, desenvolvidos no ano passado. Os vencedores serão conhecidos na sexta-feira (11), último dia do evento.

Programação –  O credenciamento começa às 08h30 desta quinta-feira.  “O que as instituições esperam da sua comunicação?” é o tema de abertura, que contará com a participação de Ivan Ricardo Garisio Sartori (Presidente do TJ de São Paulo), Maria Doralice Novaes (Presidente do TRT-SP) e Daniela Solberger Cembranelli (defensora Pública Geral do Estado do São Paulo). De 9h30 às 10h30 será feita a conferência sobre “O Papel da Comunicação no Judiciário Contemporâneo”, com Ricardo Kotscho.  O moderador será Marilda Carma (do TJ de Mato Grosso do Sul). Após o intervalo, haverá apresentação de cases finalistas do prêmio. No retorno, às 14h30 às 15h45, haverá a realização do painel  “Comunicação institucional”. Na oportunidade, a jornalista Ana Brambilla falará sobre “Comunicação Institucional nas Redes Sociais e o desembargador do TRT do Paraná, Ney José Freitas falará sobre a “Necessidade de expansão e aprimoramento da Comunicação Interna”. O moderador deste painel será o coordenador do Núcleo de Comunicação do Ministério Público de São Paulo, Wilson Ricardo Coelho Tafner. O Painel 2 traz o tema “A Busca da Informação”. Os jornalistas César Tralli e Frederico Vasconcellos falarão sobre “Notícias e fatos – Esclarecimentos – Credibilidade da informação". O moderador será Celso Gomes, do TRT de Rondônia e Acre. Após, haverá reunião da diretoria do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

A sexta-feira começa com o case “Ação Penal 470/Logística – “O Julgamento do Século”, com Silvana de Freitas, ex-diretora de Comunicação do Supremo Tribunal Federal (Corregedoria do CNJ). O moderador será Tiago Nunes de Oliveira, do TRT de Sergipe. Após, haverá palestra sobre “Jornalismo Investigativo em órgãos Públicos”, com o palestrante Roberto Cabrini. Depois do intervalo, haverá apresentação de cases finalistas do IX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, seguida da Leitura da Carta de São Paulo. A solenidade de entrega do Prêmio ocorrerá as 21h no Villa Bisutti – Quatá, na rua Quatá, 579 – Vila Olímpia, em São Paulo.

 

2 visualizações