TRT-MA prepara-se para Censo Nacional do Poder Judiciário
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) está se preparando para responder às informações do Censo Nacional do Poder Judiciário. Além de constituir Comissão Censitária, que vai auxiliar na realização do censo no âmbito deste tribunal, também já encaminhou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o email institucional para recebimento de possíveis dúvidas de magistrados e servidores referentes ao censo. As dúvidas ou pedidos de informações durante a realização dc censo devem ser enviados para o email censocnj@trt16.jus.br
Uma iniciativa do CNJ, o Censo Nacional do Poder Judiciário objetiva traçar o perfil socioeconômico de magistrados e servidores, a partir do levantamento, sistematização e análise de suas informações pessoais e funcionais. As informações serão obtidas por meio de aplicação de questionário, que será disponibilizado no site do CNJ. O conhecimento do perfil será importante para a elaboração de políticas e estratégias de recursos humanos no Poder Judiciário.
Segundo o CNJ, o preenchimento do questionário poderá ser feito em 5 minutos. Todos os dados fornecidos serão mantidos em sigilo e os resultados serão divulgados de forma genérica, sem identificação dos participantes.
No mês passado, projetos-piloto do Censo Nacional do Judiciário foram realizados pela equipe do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, nos Estados de Sergipe e Santa Catarina. Na oportunidade, foram realizados testes com a aplicação do questionário censitário e avaliados outros aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação.
De acordo com as informações do CNJ, o projeto do Censo do Judiciário será apresentado no próximo dia 7 de agosto a representantes de magistrados e servidores, na sede do Conselho, em Brasília. A apresentação será coordenada pelo conselheiro do CNJ Jefferson Kravchychyn, um dos coordenadores do censo, e pelos juízes auxiliares da Presidência Clenio Jair Schulze e Rodrigo Rigamonte. O objetivo é mostrar como será feito o levantamento e a sua importância para o conhecimento do perfil socioeconômico de todos os integrantes do Judiciário.
O projeto será apresentado a integrantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) e da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud).
Ainda, de acordo com o CNJ, a realização deverá ocorrer nos próximos meses.
Comissão Censitária – no TRT-MA, a comissão é integrada pelo juiz auxiliar da Presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, e os servidores Paula Ravenala Brandão Malta (Coordenadoria de Gestão de Pessoas), Rômulo José Maia Moura (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações) e Maria Suely Cavalcante Pinto (Seção de Comunicação Social). A Comissão foi constituída por meio da Portaria do Gabinete da Presidência Nº 488/2013.
Clique aqui para acessar o hotsite do Censo no site do CNJ.
Com informações da Agência CNJ de Notícias.