TRT-MA promove curso para implementação de Escritório de Projetos
sexta-feira, 8 de Abril de 2011 - 12:27
Redator (a)
Suely Cavalcante
Servidores do TRT e do TRE participam do curso
Lawrence Missipo (3GEN)quando se tem estratégia, há melhor organização e se obtém melhores resultados
O Curso “Capacitação em Implementação de Escritório de Projetos” será encerrado nesta sexta-feira (8) com a realização de uma atividade prática denominada “Jogo de Negócios”. O curso é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). A capacitação é voltada para a implantação do Escritório de Projetos dos tribunais e para o cumprimento da Meta 01 do Poder Judiciário de 2011, que é "criar unidade de gerenciamento de projetos nos tribunais para auxiliar a implantação da gestão estratégica".
O curso está sendo ministrado por Joel Farias de Azevedo e Lawrence Missipo, gerente sênior e sócio-consultor, respectivamente, da 3GEN – Gestão Estratégica. Participam servidores do TRE e da Presidência do TRT, da Corregedoria, do Planejamento, Diretoria Geral, Escola Judicial, Secretaria Administrativa, Diretorias de Pessoal, de Informática, de Orçamento e Finanças e do Fórum Astolfo Serra, Serviços de Engenharia, de Saúde, de Comunicação e de Precatório e da Vara do Trabalho de Imperatriz.
O escritório de projetos é a unidade organizacional que tem a responsabilidade de gerenciar e coordenar projetos sob seu domínio. No caso específico dos tribunais, é a unidade que vai focar na implementação efetiva da estratégia dos órgãos.
Falando sobre a importância da implantação do escritório de projeto, Joel Azevedo diz que é imprescindível para a estratégia. Ele explica que se não há projeto não há estratégia e destaca que o escritório é a unidade que vai pensar os projetos e dar o suporte para o gestor. Contudo, ressalta que “o escritório não operacionaliza, quem vai operacionalizar o projeto é o gerente”.
Segundo Lawrence Missipo, quando se tem estratégia, há melhor organização e se obtém melhores resultados. O escritório, como uma unidade especializada, que conhece a dinâmica da estrutura da instituição e o seu funcionamento, terá atribuições indispensáveis para a concretização exitosa da gestão estratégica dessa instituição.
O curso, iniciado na última quarta-feira (6), está sendo coordenado pela Escola Judicial do TRT-MA e faz parte das ações do Planejamento Estratégico do tribunal.