TRT-MA promove II Oficina de Técnicas de Conciliação para magistrados
quarta-feira, 3 de Outubro de 2007 - 10:57
Redator (a)
Wanda Cunha
O Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA) promove, nesta sexta-feira (05), a partir das 08h30min, na Sala de Treinamento do edifício sede do Tribunal, na Areinha, a II Oficina de Técnicas de Conciliação para Magistrados, uma atividade do Laboratório Permanente de Conciliação da Justiça do Trabalho no Maranhão. A oficina consiste na realização de uma mesa redonda para troca de experiências e aperfeiçoamento de técnicas conciliatórias, da qual participarão apenas os magistrados trabalhistas. Manoel Lopes Veloso Sobrinho (juiz titular da VT de Presidente Dutra), Paulo Mont’Alverne Frota (juiz titular da 3ª VT de São Luís) e Érico Renato Serra Cordeiro (juiz titular da VT de Imperatriz) serão os expositores.
O evento faz parte do Projeto Conciliar, um conjunto de ações e atividades voltadas para a multiplicação dos índices de conciliações nos processos que tramitam na Justiça do Trabalho no Maranhão. O projeto integra o Programa Mais Justiça, um dos cinco eixos estratégicos do plano de Gestão do TRT-MA para o biênio de 2007-2009, cujo objetivo é aumentar o índice de conciliação nos processos trabalhistas, diminuir o tempo e duração da lide, no sentido de viabilizar a solução do conflito por meio de um procedimento mais célere e simplificado, que permita a redução de processos no Judiciário trabalhista.
A oficina é uma iniciativa da Comissão Permanente de Conciliação do TRT-MA, que tem como integrantes o juiz James Magno (convocado para o TRT) e os juízes Manoel Veloso, Paulo Mont’Alverne e Érico Renato, sob a presidência da desembargadora Márcia Andréa Farias da Silva, vice-presidente e corregedora do Tribunal.
Além do Laboratório Permanente de Conciliação, que vem desenvolvendo palestras de sensibilização e oficinas de técnicas de conciliação trabalhista para magistrados, o Projeto Conciliar prevê ainda a realização de uma semana “D” de conciliação, a instalação de Juízos Auxiliares de Conciliação, a adoção de pautas especiais de conciliação nas 21 varas trabalhistas do Estado, entre outras. O projeto integra também o Movimento Conciliar é Legal, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça.
A I Oficina de Técnicas de Conciliação para Magistrados aconteceu em agosto (20), quando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, lançou o Projeto Conciliar. Na oportunidade, o presidente Gerson Oliveira acentuou que a Justiça do Trabalho é uma justiça que promove a conciliação por vocação e que o Projeto Conciliar tende a multiplicar o número de processos conciliados.