TRT-MA promove palestras, roda de conversa e visita ao Parque Botânico da Vale em alusão ao Novembro Azul
O câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, recebe atenção especial no mês de novembro, devido à campanha Novembro Azul. Em adesão ao movimento, o Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região promoveu palestras e roda de conversa na manhã do dia 27 de novembro, no Auditório Ari Rocha, localizado no prédio-sede do Tribunal. No sábado, dia 30, também pela manhã, foi realizada visita ao Parque Botânico da Vale.
Voltada para o público masculino do TRT-MA, mas que também contou com a presença de mulheres, a solenidade de abertura do evento foi realizada pela chefa do Setor de Saúde, Marilda Amorim Pereira de Souza, no dia 27. "Estamos oportunizando aos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados a discussão sobre a saúde do homem neste mês de novembro", destacou no início de sua fala. Além disso, a servidora chamou a atenção dos presentes para cuidarem de sua saúde, pois a prevenção é o melhor caminho.
A primeira palestra da manhã foi proferida pela enfermeira Aline Lays Santos Lopes. Com o tema "Prevenção do Câncer de Próstata", a profissional destacou a importância dos exames anuais para prevenção da doença, ainda que seja um tabu para parte do público masculino. "Há 95% de chance de cura do câncer quando ele é diagnosticado precocemente", afirmou. E ela completou ainda ao informar que quase 50% dos homens brasileiros nunca se consultaram com urologista.
Aline Lopes falou também sobre o mito do câncer de próstata ser considerado uma doença do idoso. Segundo ela, embora o auge do tumor seja na faixa dos 60 a 65 anos, ele começa a se manifestar aos 40 e se desenvolve a partir dos 50 anos. Ela também tirou dúvidas do público a respeito dos procedimentos e exames, sinais da doença e demais assuntos.
Em seguida, foi a vez da nutróloga Laís Dallacqua e a nutricionista Larissa Castilho. As profissionais da saúde trouxeram como tema “Vida saudável: necessidade de todo homem”, em que abordaram a respeito de como a má alimentação contribui para a inflamação intestinal e demais doenças que causam câncer. Laís Dallcaqua pontuou que a prevenção começa desde cedo, por meio de alimentação voltada para gorduras saudáveis e especiarias, por exemplo, e exercício físico. "O que você fez antes dos 40 anos? E o que você fez nos 50 primeiros anos da sua vida? Não adianta estar com 50 anos e chegar ao urologista porque acredita que só isso irá prevenir", enfatizou.
A nutróloga apontou também o hábito de recorrer constantemente às medicações. "Você acha realmente que a cura de uma doença é a medicação ou é o estilo de vida?", questionou. Ela destacou também sobre a importância de uma boa alimentação na gravidez. "Hoje nós sabemos que os nutrientes que a gestante consome na alimentação vão influenciar para o resto da vida os fatores de risco do ser humano que vai nascer".
Para encerrar a programação, foi realizada uma roda de conversa, mediada pela nutróloga, em que os servidores puderam falar de como a prática de esportes contribui para melhorar o seu dia a dia. Dentre os participantes da roda, estiveram os servidores Rafael Robinson de Sousa Neto, Euvaldo Melo de Moraes Rego e Daniel Pacheco Florentino.
Visita ao Parque Botânico
No sábado, servidores e familiares estiveram no Parque Botânico da Vale, localizada na região do Itaqui Bacanga. O passeio proporcionado pelo Setor de Saúde foi uma mini aula sobre a fauna e flora local.
Os visitantes do TRT-MA foram recebidos por técnicos e guiados por um biólogo do parque. Eles realizaram duas trilhas, numa delas sendo obrigatória a presença de um profissional, já que adentrava na mata. Durante o passeio, o biólogo explicou algumas particularidades das plantas da região.
O passeio continuou por outras instalações do parque. Um dos locais foi o Espaço Vale, onde os visitantes conheceram alguns minerais e em que tipo de produção de bens eles são usados.
Os servidores expressaram sua satisfação em conhecer o local. Jorselins Barbosa, lotado na Secretaria Administrativa do Tribunal, agradeceu pela oportunidade de contemplar a natureza. "Passeio maravilhoso, momentos de grande descontração em que pudemos apreciar a beleza da terra".
Já o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP), Marcos Antônio de Souza Silva, destacou as belezas oferecidas pelo local. "O Parque Botânico é um local maravilhoso, onde as pessoas têm oportunidade de ter contato direto com a natureza, podendo também participar de atividades em grupo. É um lugar perfeito para levar a família para um piquenique, para relaxar e se divertir", afirmou.
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.