TRT-MA realiza 2ª Semana do Servidor
ATENÇÃO! Programação alterada. Clique aqui para acessar.
Em continuidade ao programa de capacitação, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realiza, por meio da Escola Judicial (Ejud), a 2ª Semana do Servidor, de 8 a 11 de junho, no Auditório Profª. Maria da Graça Jorge Martins, localizado no 1º andar do prédio-sede do Tribunal. As inscrições estão abertas para servidores da capital e interior do Estado, e podem ser feitas a partir desta terça-feira (26), no Portal Ejud16. As palestras serão transmitidas simultaneamente para as unidades do interior, e não haverá custeio oficial das despesas de servidores do interior que desejarem participar presencialmente do evento. No total, estão sendo oferecidas 70 vagas para a capacitação.
O diretor da Escola Judicial, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, vai abrir o evento no dia 8 de junho, às 8 horas. Em seguida, a programação vai ser iniciada com o curso Direitos Previdenciários dos Servidores Públicos, ministrado pelo coordenador de Gestão de Pessoas do TRT-MA, servidor José de Ribamar de Sousa Chagas Júnior, no horário das 8h às 12h e das 13h30 e das 17h30. O palestrante vai apresentar as sucessivas e relevantes alterações na legislação previdenciária do servidor público, com destaque para as Emendas Constitucionais nº 20/1998, 41/2003, 47/2005, 70/2012 e 88/2015. José de Ribamar Chagas é graduado em Direito, especialista em Direito Previdenciário, e instrutor qualificado pelo TRT16 e pelo IDEMP.
Na terça-feira (9), o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-MA, servidor Rômulo José Maia Moura, ministrará curso sobre os Sistemas Sispae (Sistema de Protocolo Administrativo Eletrônico) e SUAP (Sistema Unificado de Administração de Processos) Administrativos. Rômulo Moura é bacharel em Ciência da Computação e em Direito, com especialização em Direito do Trabalho. Entre outros temas, ele vai falar sobre criação de requerimento; formas de consulta de protocolos; resgate e liberação de guias; criação e exclusão de eventos em um protocolo administrativo; bureau digital; acompanhamento e movimentação de protocolos.
À tarde, a servidora da Ejud Anícia de Jesus Ewerton, das 14h às 17h, profere a palestra “Mulher Contemporânea: Novas Questões, Novas Divisões”, oportunidade em que vai tratar do mundo contemporâneo e suas exigências nas diferentes esferas em que as mulheres estão inseridas. Anícia vai propor uma reflexão sobre essas questões a partir da psicanálise, respondendo a questionamentos referentes às origens dessas exigências e sobre como as mulheres estão lidando com essas novas questões. Graduada em Economia, Anícia é especialista em Psicanálise, Filosofia e Contemporaneidade.
Na programação da quarta-feira (10), a servidora aposentada do TRT-MA Ana Lúcia Rocha Silva, vai ministrar o curso “Atualizações em Língua Portuguesa”, de 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; noções de gêneros textuais oficiais; aspectos gramaticais do texto; textualidade e argumentação no discurso jurídico compõem a ementa do curso. Ana Lúcia é bacharel em Direito, especialista em Direito Processual Civil, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, e professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão.
O evento será encerrado na quinta-feira (11) com o curso “Competências e Habilidades Interpessoais”, que será ministrado pela oficiala de Justiça do TRT-MA Gisele Martins de Oliveira Neves, no horário das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Serão abordados temas como a realidade nacional e institucional; novos conhecimentos e envolvimento nos processos de mudanças na realidade institucional; apresentação das principais características e conceitos de gestão por competências, competências e habilidades; identificação de algumas competências existentes no TRT-MA, entre outros. Gisele Neves é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Direito Administrativo e Processo Administrativo pela Universidade Estácio de Sá, e mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Atualmente também é professora da Universidade Estadual do Maranhão.
Matéria editada.