TRT-MA realiza ações de combate ao diabetes

segunda-feira, 21 de Novembro de 2022 - 12:05
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Rosemary Araujo
A médica Danyelle Csettkey, do HRO, explica os cuidados necessários para prevenir as doenças oculares.
Servidor do TRT realiza exame oftamológico durante evento de combate ao diabetes.

Na última quinta-feira (17/11), o Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA) promoveu ações de saúde para o público interno em alusão à Campanha 24 Horas pelo Diabetes, desenvolvida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A programação contou com exames oftalmológicos, testes de glicemia e um bate-papo sobre a prevenção de doenças oculares relacionadas ao diabetes. A iniciativa resultou de uma parceria entre o Setor de Saúde do Tribunal, o plano de saúde Geap e o Hospital de Referência Oftalmológica (HRO). 
Os atendimentos oftalmológicos aconteceram no primeiro andar do prédio-sede do TRT-MA e foram realizados pela médica oftalmologista Danyelle Csettkey dos Santos Almeida Medeiros e pela técnica de enfermagem Joana Kate, ambas do Grupo HRO. Os testes de glicemia foram aplicados pela enfermeira Terezinha Barros, servidora do Setor de Saúde. 
Após os exames, a oftalmologista Danyelle Csettkey conduziu o bate-papo sobre doenças oculares, sobretudo as ocasionadas pelo diabetes, como é o caso da Retinopatia Diabética. A conversa aconteceu no auditório da Escola Judicial e contou com a presença do público interno do Regional.
Segundo a médica, as consultas oftalmológicas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada ano, tendo em vista que os distúrbios oculares afetam cerca de 50 milhões de brasileiros. Danyelle ainda deu dicas de prevenção à cegueira, falou da diferença entre doenças oculares e alterações oculares, e citou os impactos da pandemia para a intensificação dos problemas de visão, causados pela grande exposição a telas de dispositivos móveis. 
Durante o bate-papo, a médica esclareceu as dúvidas dos participantes e forneceu orientações para prevenção do diabetes e redução dos níveis de glicose no sangue. 
Campanha 24 Horas pelo Diabetes 
A campanha foi iniciada pelo CBO em 2020 com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do diabetes, além de sugerir a adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados à rotina das pessoas. A programação conta, durante todo o mês, com vídeos educativos, matérias, reportagens, entrevistas e debates ao vivo, dicas culinárias e outras ações. 
Segundo o CBO, o diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. É o caso da chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. 
Para conhecer melhor as ações deste ano, acesse o hotsite da campanha do CBO.

157 visualizações