TRT-MA realiza campanha em comemoração ao Dia da Terra
O Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão) realiza campanha em comemoração ao Dia da Terra, que é celebrado em 22 de abril. A campanha, constituída de peças gráficas para notícia, redes sociais, wallpaper e banner eletrônico, tem o intuito de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais disponíveis no planeta.
A gestão sustentável de recursos naturais é uma das preocupações do TRT-16, que, por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS), articula ações de planejamento e gestão institucional para estimular a adoção de novos padrões e comportamentos que resultem no aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público e uso sustentável de recursos. Saiba mais sobre o PLS 2021-2022.
O Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal atua na sensibilização do corpo funcional para a relevância da participação de todos nas ações de sustentabilidade. Em especial, no ano de 2022, lançou a Campanha “Racionalizar faz bem”, que trará medidas socioeducativas durante todo o exercício.
Segundo Daniel Leite Guimarães, chefe da unidade, cada pessoa pode fazer a sua parte na preservação do Planeta Terra, por meio “da adoção de medidas simples, como separar resíduos orgânicos de materiais recicláveis, economizar energia e água potável através de pequenas mudanças de comportamento e evitar desperdícios de todas as formas. Fazendo isso, todos contribuirão para a melhoria do Planeta e para nossa qualidade de vida”.
Dia da Terra
Comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1970, a data foi marcada pela realização de um fórum ambiental organizado pelo senador estadunidense Gaylord Nelson, onde vinte milhões de pessoas, preocupadas com o derramamento de óleo e com a poluição da atmosfera e dos rios, foram às ruas protestar contra a crise ambiental. O evento obrigou às autoridades a tomarem decisões em prol da preservação do meio ambiente, como o estabelecimento de leis e agências ambientais.
Em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução instituindo formalmente a data (22 de abril) como o “Dia Internacional da Mãe Terra”.
Segundo cálculos da Global Footprint Network, organização internacional de pesquisa responsável pelo cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra e da Pegada Ecológica, o planeta Terra entrou em déficit de recursos naturais em 1970. A humanidade tem consumido mais recursos do que o planeta é capaz de recuperar. Projeções da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que em 2030 seria necessário a capacidade de duas Terras para acompanhar o nível humano de demanda por recursos naturais.
Atualmente com a pandemia, é ainda mais perceptível o dano causado no meio ambiente. A Covid-19 tem evidenciado os problemas que existem no ecossistema, como mudanças climáticas, desmatamento e tráfico de animais silvestres, atividades ligadas à transmissão de doenças infecciosas de animais para humanos, como é o caso do SARS-CoV-2.
Setor de Gestão Socioambiental - criado pela Portaria GP nº 02/2015, o Setor tem, entre outras atribuições, a de coordenar as ações e projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos no âmbito do Tribunal; despertar o compromisso individual e coletivo para a sustentabilidade e fomentar o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público no Regional. A unidade trabalha em parceria com outros setores do TRT.