TRT-MA realiza campanhas voltadas à saúde do homem em adesão ao Novembro Azul

segunda-feira, 6 de Novembro de 2017 - 10:14

A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região irá realizar, neste mês, duas ações com objetivo de estimular os homens a cuidarem da sua saúde, em adesão à campanha do Novembro Azul. Trata-se das Campanhas de Prevenção da Hipertensão e 2ª Camapnha de Prevenção do Câncer de Boca. As campanhas terão como público-alvo magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Embora com ênfase no público masculino, as mulheres também poderão participar.
Campanha de Prevenção da Hipertensão - a campanha integra o Programa de Prevenção/Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (PPCHAS), desenvolvido pela Seção de Saúde, e visa rastrear alterações de pressão arterial e dar orientações de promoção de saúde. Será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 15h, sendo no primeiro dia no prédio-sede do TRT-MA; e no segundo dia, no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís. O médico Ércio Murilo Sousa Cutrim é o responsável pelo programa.
A 2ª Campanha de Prevenção de Câncer de Boca será realizada no dia 20 de novembro, no prédio do Tribunal e no Fórum, simultaneamente, de 8h às 12h e das 13h às 15h, quando serão feitas avaliações clínicas pelos dentistas Gustavo Weber e Allinger Oliveira Felinto.
Novembro Azul - a Campanha Novembro Azul foi implementada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em 2008, e originalmente visava orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. Com a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), por meio da Portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, o Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia, observou que outros fatores tinham maiores índices de morbimortalidade quando comparado ao câncer de próstata. Com isso, a campanha passou a ter foco na saúde do homem de maneira integral e estimular o autocuidado da população masculina.
As campanhas integram o Programa de Logística Sustentável (PLS) e estão alinhadas ao tema Gestão de Pessoas do Planejamento Estratégico do Tribunal.
Mais informações pelo ramal 9382.
 
Redação: Lucas Ribeiro - estagiário de jornalismo
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante 
 

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