TRT-MA realiza III Reunião de Análise da Estratégia deste ano

quarta-feira, 11 de Novembro de 2015 - 10:40
Redator (a)
Suely Cavalcante
Ciro coordenou a III RAE de 2015
Gestores acompanham resultados alcançados pelo TRT

Com a participação de incentivadores e gestores das unidades fiscalizadoras de indicadores e metas do Plano Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do TRT-MA, realizou, na última sexta-feira (6/11), a III Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2015, no Auditório Profª. Maria da Graça Jorge Martins, localizado no 1º andar do prédio-sede do Tribunal.

Na oportunidade, foram apresentados os resultados alcançados pelo TRT-MA, apurados no terceiro semestre deste ano, referentes às metas nacionais e metas específicas do plano estratégico do Tribunal. De acordo com a CGEEP, de um total de 35 metas, das quais 22 específicas do TRT e 13 nacionais, o Tribunal cumpriu 14. 10 são específicas do Tribunal e 4 são metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Entre as metas cumpridas do Plano Estratégico do TRT-MA estão as metas 3 (número de magistrados e servidores atendidos em ações de saúde), 5 (índice de capacitação em sistemas tecnológicos), 11 (acordos homologados em execução) e 20 (índice de satisfação com a instituição). Com relação às nacionais, o Tribunal cumpriu as metas "índice de processos julgados" (Meta 1CNJ/6CSJT); "índice de processos antigos" (Meta 2CNJ/7CSJT) e "índice de conciliação - fase de conhecimento" (Meta 9 CSJT).

A reunião também foi uma oportunidade para os participantes esclarecerem dúvidas quanto à metodologia de apuração dos resultados e avaliar o desempenho dos indicadores. O coordenador da CGEEP, Ciro Ibiapina Cardoso, fez uma breve explanação sobre "Gestão de Processos de Trabalho", abordando a importância da aplicação dessa metodologia para planejamento, execução e otimização das rotinas de trabalho nas unidades, e ressaltando sua contribuição positiva nos resultados dos indicadores e na satisfação dos interesses dos clientes internos e externos.

Além disso, ele apresentou o formulário de Análise de Riscos, elaborado pela CGEEP, com base na metodologia de Gestão de Riscos, com o objetivo de reconhecer fatos que podem gerar impacto negativo no desempenho das metas traçadas no plano estratégico. Seguindo a deliberação tomada na RAE, o formulário foi encaminhado, no mesmo dia, às unidades e deverá ser respondido e devolvido à CGEEP até a próxima sexta-feira (13/11).

“Conhecer os riscos envolvidos na realização de nossas atividades servirá para proporcionar mais segurança e estabilidade nas nossas rotinas de trabalho, pois será possível eliminar possíveis ameaças ao cumprimento de nossas metas e objetivos estratégicos”, afirmou Ciro. Ainda segundo o coordenador, será agendada uma reunião de trabalho com o objetivo de debater o resultado, que será compilado pela CGEEP.

 

Com informações da CGEEP.

2 visualizações