TRT-MA realiza instrução de combate a incêndio
A atividade abre a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Teve início, nesta segunda-feira (22), no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), o treinamento de combate a incêndio, ministrado pelos servidores Henrique José Couto Neto, chefe da Segurança do TRT-MA e Luis de Moura Silva Filho, agente de Segurança Judiciária. O treinamento, que tem duração de meia hora, se estende até 20 de maio e será realizado em todas as unidades administrativas do tribunal e do Foro Astolfo Serra.
A presidência e a vice-presidência receberam o treinamento na manhã desta segunda-feira (22). À tarde, das 13h00 às 13h30 é a vez da 7ª VT de São Luís receber o treinamento, seguida da Seção de Execução .
Durante o treinamento, o instrutor alertou os servidores para que em casos de incêndio, mantenham a calma e saiam imediatamente do local. Ele falou ainda, dos três tipos de incêndio: Tipo A, B e C. O tipo A é causado por sólidos (mesas, cadeiras, etc.), tipo B causado por combustíveis inflamáveis e tipo C, curto - circuito causado por eletroeletrônicos. Os fatores que principiam um incêndio também foram abordados, e são eles: a combustão, o oxigênio e a matéria. Os servidores aprenderam ainda a diferenciar os extintores de incêndio e utilizá-los.
O chefe do Setor de Segurança do tribunal, Henrique José Couto Neto, ressaltou a importância dessa atividade “estamos fazendo isso baseado no programa Trabalho Seguro, e queremos com isso, dar mais qualidade de vida e segurança para os servidores, para que eles, baseados num ensinamento, saibam agir diante de um princípio de incêndio”, disse o instrutor.
Trabalho Seguro - A Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho alinha-se ao tema “Responsabilidade Social” e ao objetivo estratégico “Promover Cidadania” do planejamento estratégico do TRT-MA, que apoia o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.
Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Wanda Cunha