TRT-MA realiza oficinas de revisão do planejamento estratégico em VTs da Região Tocantina
Na semana passada, nos dias 30/6 e 1º/7, servidores das Varas do Trabalho de Imperatriz e Açailândia, na Região Tocantina, participaram das oficinas de revisão do planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). As oficinas foram ministradas pelos servidores da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do TRT-MA, Ciro Ibiapina Cardoso (coordenador) e Ângela de Carvalho Craveiro.
Como vem ocorrendo em cada oficina, os instrutores fizeram a explanação do conteúdo programático, envolvendo conceitos relacionados ao planejamento estratégico. Em seguida, aplicaram questionário simplificado de clima organizacional aos participantes, como forma de estimular as discussões. A seguir, os servidores construíram a matriz SWOT, que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Depois, analisaram mapas estratégicos de outras instituições, bem como os macrodesafios do Poder Judiciário para o período 2015-2020, como forma de auxiliar na sugestão da nova identidade institucional, definidas por meio da missão e visão de futuro e atributos de valor, seguido pelo debate referente às perspectivas, temas e objetivos estratégicos. O encerramento das oficinas ocorreu com a transcrição desses conceitos pelos participantes.
VTs de Imperatriz – nas oficinas nas 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Imperatriz, realizadas no dia 30/6 e manhã de 1º/7, os servidores Antonio Aluizio Souza da Silva, Helena Maria de Moura Araújo, Laice Teles Lima, Lis Avelino Freire, Maria Bethania Rodrigues Bueno, Sabrina Vieira Simeão Rodrigues, Sílvia Rosana Costa Ferreira, Emília Milhomem, Andrea Fontes Melo Peres, Glennyo Clay Santos Batalha, Leonardo Lima da Silva, Patrícia Patrocínio Abreu e Renata Silva Dias deram sua contribuição para a construção do novo mapa estratégico do TRT-MA para 2015-2020, sugerindo a manutenção da Missão atual da Justiça do Trabalho no Maranhão que é “Realizar justiça no âmbito trabalhista”. A Visão: “Consolidar-se, perante a sociedade, como um instrumento efetivo e célere de justiça, paz social e cidadania”, tendo como Valores a Ética, Excelência, Gestão participativa, Impessoalidade, Probidade, Responsabilidade socioambiental, e Valorização das pessoas.
Os temas e objetivos estratégicos sugeridos foram, respectivamente, Governança Judiciária: racionalizar a alocação de pessoas e a aquisição e utilização de materiais, bens e serviços; Política Institucional: fortalecer relações com outras instituições; Gestão de Pessoas: investir na capacitação de pessoas de forma continuada; Acesso à Justiça: estender o atendimento a todo o Estado; Tecnologia: prover infraestrutura tecnológica e de segurança adequada ao cumprimento dos objetivos; Infraestrutura: garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais.
VT de Açailândia – os servidores Ana Carolina Câmara de Oliveira Ferraz, Lucila de Fátima Tenório Pereira, Luís Arnon Lopes Milhomem, Luiza Helena Braga Soares, Marconi Lima Ribeiro e Valéria Morais Marques, reunidos na tarde do dia 1º de julho, também sugeriram a manutenção da Missão atual da JT-MA que é “Realizar justiça no âmbito trabalhista”; a Visão proposta foi “Aperfeiçoar-se como instrumento efetivo de justiça, paz social e cidadania” e os valores propostos foram Qualidade, Valorização das pessoas, Objetividade, Acessibilidade, Responsabilidade socioambiental, Comprometimento e Gestão participativa.
Os servidores também definiram os seguintes temas e objetivos estratégicos Política Institucional: fortalecer relações institucionais; Governança Judiciária: descentralizar políticas de saúde e capacitação; Tecnologia: descentralizar o atendimento em Tecnologia da Informação.
Oficinas - as oficinas de Revisão do Planejamento Estratégico serão realizadas até 31 de julho deste ano, em todas as varas do trabalho da capital e interior do Maranhão. O objetivo é coletar informações e sugestões para construção do novo mapa estratégico 2015-2020 do TRT-MA, bem como apresentar os macrodesafios do Poder Judiciário para 2015-2020; alinhar a unidade aos macrodesafios do Poder Judiciário e aos desafios do Planejamento Estratégico em construção no Tribunal; analisar o ambiente interno; reconhecer a importância de cada unidade para o alcance das metas; identificar/apontar missão, visão e valores; sugerir temas, iniciativas e objetivos estratégicos para o TRT. As próximas oficinas serão realizadas nos dias 9 e 10/7, nas Varas do Trabalho de Caxias e Timon, respectivamente.
Macrodesafios do Poder Judiciário 2015-2020: Efetividade na prestação jurisdicional; Garantia dos direitos de cidadania; Combate à corrupção e à improbidade administrativa; Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional; Adoção de soluções alternativas de conflito; Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes; Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas; Melhoria da gestão de pessoas; Aperfeiçoamento da gestão de custos; Instituição da governança judiciária; e Melhoria da infraestrutura e governança de Tecnologia da Informação e Comunicações.
Cronograma de visita às varas do trabalho do interior – a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa modificou o cronograma de realização de oficinas nas VTs do interior, depois de Caxias e Timon, as visitas obedecerão o seguinte calendário:
VT de Estreito 14/07/2014
VT de Balsas 15/07/2014
VT de São João dos Patos 16/07/2014
VT de Pedreiras 22/07/2014
VT de Presidente Dutra 23/07/2014
VT de Barra do Corda 24/07/2014
VT de Pinheiro 29/07/2014
VT de Chapadinha 31/07/2014.