TRT-MA realiza pesquisa de usabilidade do e-mail institucional

segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 - 17:39
Redator (a)
Rosemary Araujo

A Seção de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realiza, no período de 16 a 30 de novembro de 2015, uma pesquisa para identificar o nível de usabilidade do e-mail institucional (Zimbra) no Tribunal.  O objetivo é avaliar a eficácia do Zimbra como ferramenta de comunicação, descrever a realidade de uso do e-mail institucional, identificar possíveis problemas e analisar as melhores estratégias para tornar o uso do e-mail efetivo entre os colaboradores. Todas as pessoas que começam a trabalhar na instituição recebem, de imediato, login e senha destinados ao uso do e-mail corporativo, e deve ser um hábito diário consultá-lo.
A pesquisa utiliza uma abordagem simples, com 10 questões de múltipla escolha, que ajudarão a Seção de Comunicação Social a traçar estratégias para legitimar o e-mail institucional como canal de comunicação oficial do Tribunal, além de simplificar e horizontalizar o processo comunicativo interno. Também é uma oportunidade de estabelecer uma identidade institucional nas comunicações oficiais realizadas com outros órgãos da esfera dos relacionamentos funcionais, administrativos e/ou judiciais.
Organizações que prezam pela qualidade dos serviços prestados por sua equipe, enxergam a comunicação interna como uma ferramenta fundamental para o bom desenvolvimento dessas atividades. O uso do e-mail institucional garante ao usuário a segurança das informações compartilhadas via correio eletrônico, evita o recebimento de mensagens indesejáveis, preserva as informações do TRT-MA e estimula o uso correto da tecnologia no ambiente profissional.
Em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), a pesquisa está disponível no site do Tribunal. Para respondê-la, clique aqui e informe seu usuário e senha de rede (informações de login utilizadas para acesso ao seu computador). É muito importante que todos os magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do TRT-MA participem da pesquisa, a fim de que se realize um mapeamento fidedigno da usabilidade do e-mail institucional.
 

 

32 visualizações