TRT-MA realiza programação em alusão ao Outubro Rosa 

segunda-feira, 3 de Outubro de 2022 - 13:49
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realizará, nos dias 4 e 5 de outubro, eventos voltados ao público feminino do Regional. As atividades fazem alusão ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa. A iniciativa é coordenada pela Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário do TRT-MA. 
No dia 4/10, às 10h, será realizada a palestra “Mulher que se cuida. Mulher que se ama”, ministrada pela médica ginecologista Lays Samara da Costa e Silva. A palestra acontecerá no auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT-16. As inscrições devem ser feitas no site da Escola Judicial. O evento será realizado em parceria com o plano de saúde Geap.
Na quarta-feira (5/10), segundo dia de programação, haverá um Café com Mulheres às 9h, no 1° andar do prédio-sede do TRT-MA, espaço onde funcionava o antigo restaurante. Durante o momento, será realizada uma palestra com a coach Gardênia Feitosa. As inscrições estão abertas no portal da Ejud16.
Outubro Rosa 
A data é celebrada anualmente por diversas instituições, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, buscando proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 
Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina
A Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina foi instituída por meio da Portaria do GP n° 283/2020. Compete à comissão elaborar e encaminhar à Presidência proposta de política de equidade de gênero para implementação no âmbito do tribunal, além de propor diretrizes e mecanismos que orientem a administração a atuar no sentido de incentivar a participação de mulheres nos cargos de gestão e demais projetos institucionais. Atualmente a desembargadora e diretora da Escola Judicial, Márcia Andrea Farias da Silva e a juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, são, respectivamente, a coordenadora e coordenadora substituta da comissão. 

198 visualizações