TRT-MA realiza Semana Ambiental em Chapadinha

quarta-feira, 26 de Novembro de 2014 - 17:04
Redator (a)
Rosemary Araujo
Juíza Liliana Bouéres fala durante abertura da Semana Ambiental de Chapadinha.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou, na manhã desta terça-feira (25), a abertura da 1ª Semana TRT Ambiental na cidade de Chapadinha. Esta é a primeira vez que o Projeto TRT Ambiental é realizado no interior do Maranhão e conta com o apoio da Prefeitura de Chapadinha. A programação estende-se até a próxima sexta-feira (28).

TRT Ambiental é um projeto instituído no ano de 2007 com o objetivo de desenvolver a responsabilidade socioambiental dos servidores do TRT-MA, assim como difundir práticas que reduzam o impacto ambiental nas atividades desenvolvidas tanto na sede do Tribunal como nas varas do trabalho de todo o Estado. Além disso, visa a estimular o uso racional de materiais por meio da realização de campanhas de sensibilização ambiental junto a magistrados, servidores e a população em geral. 

Durante esta semana, serão realizadas oficinas e palestras em escolas municipais de Chapadinha com a exposição de obras de arte confeccionadas pelo secretário da Comissão Ambiental, servidor Luiz Antônio Moraes Pires, com material reciclável, visando à conscientização dos alunos para práticas ambientalmente sustentáveis. A exposição também poderá ser vista na Praça do Povo até a próxima quinta-feira (27), sempre a partir das 18h30.

Carlos Gustavo Brito Castro, juiz auxiliar da Presidência do TRT-MA e presidente da Comissão Ambiental,  declarou aberta a Semana Ambiental de Chapadinha, e Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, juíza titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, falou da importância de se realizar um evento dessa natureza naquela cidade. Ela citou diversas ações que o Projeto TRT Ambiental já desenvolveu desde a criação da Comissão Ambiental, em 2007, todas voltadas para destacar a importância da preservação dos recursos naturais do nosso planeta. Lembrou que a Campanha Atitude vem sendo desenvolvida em datas da Agenda Ambiental, com atividades comemorativas ao Dia da Água, Dia do Planeta Terra, Hora do Planeta, Dia do Combate à Poluição, Semana do Meio Ambiente, Dia Mundial Sem o Carro, Dia de Proteção às Florestas, Dia Mundial do Combate ao Fumo, Projeto Brinquedoteca Viva, dentre outras. 

A magistrada também destacou as doações dos materiais recicláveis que a Comissão Ambiental faz para entidades responsáveis por darem destinação adequada aos resíduos coletados no Tribunal, dentre as quais, a Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascamar), a Secretaria Municipal de Obras Saúde Pública (Semosp), o Instituto Municipal de Paisagismo Urbano (Impur) e a Escola São José Operário. Ao final de sua fala, Liliana Bouéres chamou a atenção para a importância da mudança de atitude, a fim de garantir o futuro saudável das novas gerações.

A solenidade de abertura foi finalizada com uma apresentação musical, com a participação da estagiária da VT de Chapadinha, Fernanda Ronnya. Nesta quarta-feira (26), foram iniciadas as palestras e oficinas do TRT Ambiental, nas escolas municipais de Chapadinha.   

Participaram do evento, além dos juízes Gustavo Castro e Liliana Bouéres: Rita Sandreya de Azevedo Cantanhede, secretária de Infraestrutura, representando a prefeita municipal de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes Cordeiro; Ronildes Rodrigues da Costa, bióloga; Raimunda Nonata Fortes Braga, diretora de ensino da Faculdade Baixo Parnaíba; e Luiz Antônio Moraes Pires, secretário da Comissão Ambiental do TRT-MA. Também prestigiaram a solenidade: Alan Monteles, secretário municipal de Saúde e presidente da Câmara dos Diretores Lojistas de Chapadinha; George Gustavo Gomes, secretário municipal de Meio Ambiente; Maria Coelho, secretária municipal de Educação; Milton Sérgio Ribeiro Filho, chefe da Agência Regional do Trabalho e Emprego em Chapadinha; professores e diretores da Rede de Ensino Público Municipal de Chapadinha; além de advogados, servidores e representantes da sociedade civil organizada.

 

 

11 visualizações