TRT-MA realiza solenidade de posse dos novos dirigentes para o Biênio 2016-2017

sábado, 19 de Dezembro de 2015 - 2:35
Redator (a)
Rosemary Araujo
Desembargador Luiz Cosmo discursa.

Os desembargadores James Magno Araújo Farias e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro tomaram posse, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), na noite desta sexta-feira (18/12), na Sala de Sessões do Tribunal Pleno. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, em níveis local e nacional, militares, familiares e amigos dos empossados, magistrados e servidores do Tribunal, juízes e desembargadores aposentados.

A mesa de honra da Sessão Solene de Posse foi composta pelo presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior; pelo governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino; pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Kátia Magalhães Arruda; pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca; pelo prefeito do Município de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior; pelo procurador Maurício Pessoa Lima, representando o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região (PRT16); e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), Mário Macieira.
Após a execução do Hino nacional Brasileiro, interpretado pela cantora Luciana Bittencourt, acompanhada pelo músico Jair Torres, o desembargador Luiz Cosmo, em seu discurso de conclusão do mandato, destacou realizações que empreendeu durante sua gestão, como a priorização do 1º Grau, a valorização dos servidores, a conciliação de 100% dos dissídios coletivos ajuizados nos dois anos de sua administração e o Projeto Presidência Itinerante, que tiveram a maior importância para o magistrado. Apresentou o futuro presidente, cumulando-o de elogios pela sua diplomacia, fácil diálogo, cultura, competência e boa disposição para o trabalho. O desembargador também agradeceu aos servidores que o auxiliaram durante a gestão, assim como ao juiz auxiliar do Gabinete da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro, pelo trabalho e pela lealdade; e à sua família, que compreendeu suas ausências e o apoiou no exercício do seu ofício. Por fim, agradeceu a Deus e a Meishu-Sama, mestre fundador da Igreja Messiânica, fé professada pelo magistrado, por concederem-lhe a oportunidade de servir ao Tribunal. “O Tribunal não sou eu, nem os meus colegas desembargadores e juízes. O Tribunal somos todos nós!”, concluiu Luiz Cosmo e, em seguida, deu posse ao desembargador James Magno no cargo de presidente do TRT-MA e outorgou-lhe a Comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Gran-Cruz, tornando-o Grão-Mestre da referida Ordem.
Já investido no cargo de presidente, James Magno ofereceu flores à sua esposa e à sua mãe. Em seguida, deu posse à desembargadora Solange Castro Cordeiro no cargo de vice-presidente e corregedora do TRT-MA, e também ofertou-lhe flores. Logo após, deu posse aos desembargadores Gerson de Oliveira Costa Filho e José Evandro de Souza, e ao juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, respectivamente, nos cargos de diretor, vice-diretor e coordenador-geral da Escola Judicial; e às desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva e Ilka Esdra Silva Araújo, respectivamente, nos cargos de ouvidora e ouvidora substituta.
Em seu discurso de posse, James Magno destacou a luta empreendida pelos servidores do Judiciário em busca de reposição salarial e disse que essa luta não acabou. Lembrou que o Tribunal deu apoio à greve de 2015 e que é necessário reconhecer o trabalho e o valor desses servidores, afinal ele mesmo já foi servidor do TRT-MA, ao lado dos companheiros de mesa de honra, governador Flávio Dino e procurador Maurício Lima. “Eu sou testemunha da qualidade dos servidores deste Tribunal. Eu governarei para todos nós, magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. O meu reconhecimento do valor de vocês servidores não é uma conversa vazia. É uma realidade. Por isso, a maioria dos cargos de direção superior foi destinada a servidores do quadro”, afirmou o magistrado.
O presidente empossado falou também do seu amor por São Luís e pelo Maranhão, e emocionou-se recordando suas origens familiares, vindas do avô português. Fez um passeio pela cultura ludovicense, passando pela música e pela literatura, citando vultos ilustres nascidos em terras maranhenses. E recitou parte do poema “Dentro da noite veloz”, de Ferreira Gullar, também maranhense. 
James Magno encerrou reconhecendo o valor do trabalho realizado pelo ex-presidente Luiz Cosmo, em especial a sua dedicação na luta pelos projetos de lei do Tribunal em tramitação nos tribunais e conselhos superiores, e no Congresso Nacional: “Tive um grande aprendizado com o desembargador Cosmo. Recebo a missão de dar continuidade à busca dos 120 cargos para servidores, das nona e décima vagas para desembargador e também das três novas varas do interior. Sabemos que os tempos são difíceis, inseguros, mas isso vai passar. Nós temos o Brasil da pós-modernidade: democracia, liberdade, tecnologia e proteção legal. Vivemos na melhor época da história. Devemos cuidar desses tempos preciosos. Nós temos que regar a democracia com a chama do coração e tentar evoluir cada vez mais. Meus amigos, eu não sei se dois anos duram muito ou duram pouco, mas sei que nesse período estaremos todos juntos. Seremos um único Tribunal. Seremos fortes. Desejo muita luz a todos nesta jornada”.
Saudações
“É redobrada a alegria que sinto em estar hoje aqui para testemunhar a chegada do desembargador James à Presidência do Tribunal Regional do Trabalho. Temos na mesa diretora desta posse o símbolo de uma nova geração, que é muito promissora para o futuro do nosso Estado e que, com certeza, há de deixar para o povo do Maranhão melhores dias, melhores cenários, um futuro mais promissor. O desembargador James saberá conduzir esta Corte Trabalhista no melhor rumo possível.” – Advogado Mário Macieira, presidente da OAB-MA.
“Eu gostaria de registrar as nossas homenagens ao desembargador Cosmo, com quem nós tivemos, nestes dois anos, uma profícua parceria. Conclamamos o desembargador James Magno para prestigiar a luta pela observância dos direitos humanos, das crianças, dos nossos adolescentes e, certos de que mereceremos a melhor compreensão, apresento, em meu nome e em nome da instituição que represento, nossos melhores votos de felicidade.” – Procurador Maurício Pessoa Lima, da PRT16.
“A desembargadora Solange Castro chega à Corregedoria após 20 anos de magistratura no 1º Grau de jurisdição, o que lhe permite compreender as dificuldades enfrentadas por juízes e servidores. Antevemos seu excelente desempenho na atividade correicional. O desembargador James Magno não chega à Presidência deste Tribunal por acaso. Sua preparação se iniciou há muito tempo com excelentes experiências administrativas. Desde já a Associação dos Magistrados se coloca à disposição para ajudar no que for preciso para a melhoria da prestação jurisdicional e contínua evolução do nosso Tribunal. Desejo boa sorte aos empossados.” – Juiz Fernando Luiz Duarte Barboza, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI).

 

Veja mais fotos abaixo:

 

10 visualizações