TRT-MA realiza solenidade em homenagem aos pais
Por iniciativa da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), foi realizada na manhã desta segunda-feira (13), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, uma solenidade para homenagear os pais da Justiça do Trabalho. A solenidade foi prestigiada por magistrados, servidores, terceirizados e estagiários que, em um momento de descontração e alegria, foram agraciados com declarações que ressaltaram a importância da figura paterna.
Ao abrir a solenidade, a presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, iniciou a saudação aos pais citando Francisco Cândido Xavier que, no livro “Seara de Fé”, diz que "O Dia dos Pais é o Dia de Deus". Em seguida, agradeceu a Deus, em oração, pelos pais que, segundo a desembargadora, são homens enviado por Ele para conduzirem os passos dos filhos nos caminhos da vida. "Peço-Te que estendas tuas mãos divinas sobre todos os pais presentes e ausentes, abençoando-os e tocando-os em seus corações com Teu amor. Conceda-lhes o dom da paciência, compreensão, tranquilidade, ternura, justiça, amor e fé, quanto à vida e aos seus filhos", clamou a desembargadora, em gratidão ao pai da paternidade.
O diretor Geral do tribunal, Celson de Jesus Moreira Costa, compartilhou com orgulho, o quão é gratificante a paternidade, " Ser pai é uma divina graça, e continuar ser pai, ao longo da vida, é maravilhoso", afirmou Celson, que acredita que o dom da vida, junto ao amor, engrandece o ser humano.
Marcos Antonio de Souza Silva, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística E Pesquisa, falou em seguida, enfatizando a responsabilidade de um homem ao se tornar pai. "É nesse momento que a gente passa a medir nossas ações, e o que em outrora faríamos sem nos preocupar com as consequências, já não condiz com o ser pai'”, declarou. Na oportunidade, Marcos presenteou os participantes com uma bela poesia feita para a ocasião.
Falar de pai é falar de amor, segurança e de um refúgio que somente um pai de verdade é capaz de dar. Também não podemos falar de "pai", sem falar dos filhos, e o momento reservado para homenagens nesta manhã, ficou mais emocionante quando os pequenos protagonistas Eduardo Leandro Martins Câmara, de 5 anos, filho do servidor Abílio de Sousa Martins Neto (Gabinete da Presidência); Gabriela Lacerda, filha dos servidores Júlio César Melo e Silva (2ª Vara do Trabalho de São Luís) e de Tatiana Lacerda (Secretaria de Administração); e Pedro Emanuel Duarte, de 9 anos, filho do servidor Ronnie Márcio Duarte (CEJUSC), cantaram e encantaram, acompanhados, ao violão, por Ronnie que também é cantor e músico, o clássico da MPB "como é grande o meu amor por você" de Roberto Carlos, em demonstração de um carinho sincero e verdadeiro, para os pais presentes. Outra canção que animou foi "Meu querido, Meu Velho, Meu Amigo" também do rei Roberto Carlos, apresentada por Ronnie Duarte.
Ainda como parte da programação, foi apresentado um vídeo com mensagem de gratidão e reconhecimento aos pais. Para finalizar a solenidade, a servidora Rosely Belo Vieira conduziu uma oração dedicada aos homenageados.
Lanche - após a solenidade, foi servido um lanche no local, onde pais e filhos puderam aproveitar desse momento juntos.
Redação: Kellyne Lobato - estagiária de Jornalismo
Jornalista responsável: Suely Cavalcante