TRT-MA realiza solenidade em homenagem às mães
Alegria, descontração, afeto e muita emoção. Esse foi o clima da acolhedora homenagem às mães da Justiça do Trabalho no Maranhão. A celebração foi realizada na manhã desta quinta-feira (10/5), no restaurante do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no prédio-sede, em São Luís, e contou com a presença de magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias. Na entrada, as mães receberam rosas e um livro de receitas. O livro foi preparado para a homenagem, por iniciativa da Seção de Cerimonial, que solicitou as receitas às mamães (magistradas e servidoras) da JT-MA. As receitas compartilhadas formam o livro “Receitas de Mãe”.
Na abertura, a servidora Rosely Belo Vieira, da Seção de Cerimonial, fez uma oração agradecendo pela vida de cada mãe que atua na Justiça Trabalhista no estado e por todas as mães, ressaltando a grandeza e beleza do dom da maternidade.
A presidenta do Tribunal, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, ressaltou o momento grandioso de amor vivenciado e disse que realmente cada mulher se sente um pouco mãe, e eu “homenageio as mães de todos os gêneros”. Para a desembargadora, ser mãe é produzir toda uma história de amor. A presidenta parabenizou todas as mães, desejando que o amor materno possa contagiar o tribunal e o mundo inteiro.
Filhas e filhos de servidoras protagonizaram o momento mais emocionante da homenagem, quando fizeram uma performance relacionando o amor de mãe com os cinco sentidos físicos do corpo humano. Juliana Martins, filha da servidora Safira Serra Sousa Martins, secretária de Coordenação Judiciária, falou sobre a visão. Vítor Henrique Rodrigues e José Benedito Rodrigues, filhos da servidora Elma Sandra Penha Moreira (Seção de Assessoramento Jurídico) e do servidor Paulo Henrique Ribeiro Rodrigues (6ª Vara do Trabalho de São Luís), destacaram, respectivamente, a audição e o paladar. Gabriela Lacerda, filha da servidora Tatiana Lacerda (Secretaria de Administração) e do servidor Júlio César Melo e Silva (2ª Vara do Trabalho de São Luís), definiu o amor materno pelo sentido do olfato; e Giovanna Marques Alves, filha da servidora Fernanda Cristina Muniz Marques, assessora da Diretoria-Geral, descreveu as emoções desse amor falando sobre o tato.
Sorteio de brindes – várias mães foram contempladas com brindes sorteados. Os brindes foram doados pela presidenta Solange e por seu esposo Augêncio Muniz Cordeiro.
Em seguida, as mães foram convidadas para o lanche servido no local do evento.
Fórum Astolfo Serra – após a solenidade na sede do TRT, a presidenta Solange foi ao Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, para prosseguir com a homenagem às mães. A desembargadora distribui flores e brindes às mães do Fórum.
Fotos: Romeu e Ribeiro e Gabinete da Presidência