TRT-MA realiza treinamento sobre Sistema de Apoio Operacional ao PJe
Por iniciativa do Gabinete da Presidência, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), em parceria com a Escola Judicial (EJUD16), vai realizar de 22 a 26 deste mês, na Sala de Treinamento da Escola Judicial, o curso "Sistema de Apoio Operacionl ao PJe (SAOPJe). Desenvolvido pelo TRT da 13ª Região (Paraíba), o SAOPJe é uma ferramenta voltada à produção de relatórios empregáveis no controle do quantitativo de processos julgados e a serem julgados, bem como no auxílio na administração desses quantitativos pelos gabinetes dos desembargadores e Secretarias de Turmas e do Pleno, e na produção automatizada de documentos referentes aos resultados dos julgamentos. A ferramenta viabiliza também a assinatura dos acórdãos no mesmo dia das sessões de julgamento.
O treinamento, que vai ser ministrado pelo servidor Vladimir Azevedo de Mello, secretário do Tribunal Pleno e Coordenação Judiciária do TRT da 13ª Região (Paraíba), é voltado para assessores de gabinetes dos desembargadores, e servidores da Secretaria do Tribunal Pleno, Secretaria Judiciária, Coordenadoria de Recursos, Jurisprudência e Acórdãos, Setor de Apoio ao PJe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) e integrantes da Comitê Gestor Regional do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (Sistema e-Gestão).
Com carga horária de 20 horas, o curso vai ser realizado em duas turmas. Pela manhã, de 8h às 12h, para assessores de gabinetes de desembargadores; e das 13h30 às 17h30, para os servidores das demais unidades.
No Memorando Circular Gabinete da Presidência n.º 11/2018, encaminhado aos desembargadores do Tribunal nesta semana, a presidente do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, disse que o SAOPJe vem sendo utilizado com grandes resultados no TRT da 13ª Região, agilizando os julgamentos e as publicações das decisões daquele Tribunal. Contudo, o sistema necessita que as unidades envolvidas, gabinetes e secretarias, trabalhem de forma coordenada, uma vez que as informações utilizadas nos relatórios e documentos gerados dependem da correta inserção de dados no sistema PJe, tanto em relação à forma quanto ao conteúdo. Assim, ela solicitou a indicação de três assessores de cada gabinete para participação no treinamento.
Os indicados e servidores das demais unidades devem se inscrever no Portal da Escola Judicial, para fins de frequência e certificação. As inscrições estão abertas até o dia 21/1. A EJUD16 vai emitir certificado de 20 horas para o Adicional de Qualificação (AQ).
Após a realização do curso, o SAOPJe será implantado no TRT-MA.
Mais informações sobre o treinamento podem ser obtidas na EJUD16, pelo ramal 9390, ou na Secretaria do Tribunal Pleno, pelo ramal 9333.