TRT-MA recebe Campanha Nacional Lance Certo no e-Gestão

sexta-feira, 8 de Agosto de 2014 - 14:26
Redator (a)
Wanda Cunha
Integrantes do Comitê

A coordenadora do Comitê Gestor Nacional do e-Gestão (Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho), Maria Regina Machado Guimarães, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), fez abertura do lançamento da “Campanha Nacional Lance Certo no e-Gestão” para os servidores do segundo grau do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), no auditório “Professora Maria da Graça Jorge”, da Escola Judicial. Na oportunidade, a desembargadora falou sobre a importância da campanha  para a melhoria do sistema, estimulando os tribunais a corrigir as inconsistências das remessas estatísticas e aperfeiçoar a qualidade dos dados.

Em seguida, a juíza do trabalho substituta Roberta Carolina de Novaes e Souza Dantas, do TRT da 2a Região (São Paulo), que também integra o Comitê Nacional, ressaltou a importância dos lançamentos que são feitos e resgatados pelo sistema e-Gestão.  “Nós todos sabemos que os servidores trabalham extremamente, se dedicam muito, na hora da prestação jurisdicional, cumprindo seu trabalho na secretaria de turmas e nas varas, etc. E para o público externo, usuário,  a população, de um modo geral, saber desse trabalho, é  necessário que as informações sejam lançadas no sistema e, consequentemente, sejam extraídas pelo sistema e-Gestão e que as pessoas tenham acesso ao volume de serviços que todos os servidores da Justiça do Trabalho, de modo geral, fazem. Então, essa é a importância, principalmente da qualidade dessa informação. O que está no processo tem que está no sistema continuamente, tem que ser o espelho. O processo tem que está espelhado no sistema para que a informação esteja disponível a todos”, explicou.

Marco Aurélio Willman Saar de Carvalho, diretor da secretaria da 6ª Vara do Trabalho de Brasília e integrante do Comitê Nacional, falou da importância do e-Gestão no Portal da Transparência.  Fez uma análise histórica do sistema, indicando as vantagens do e-Gestão. Disse tratar-se de uma ferramenta essencial para aqueles que atuam na gestão de dados.

Sandro Magnos Karkow, supervisor da Seção de Acompanhamento Estatístico dos TRTs da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho,  falou sobre dois tutoriais, fazendo uma abordagem,   passo a passo, de alguns serviços oferecidos pela ferramenta, tais como tabelas de produtividade de desembargadores e dados estatísticos, como relatórios de erros de remessa. Observou que o sistema requer prática e que os servidores e magistrados devem exercitar nos tutorias presentes nos sites do e-Gestão ou no site do TST.

Ao fazer o encerramento da atividade, a presidente do Comitê Gestor Nacional do e-Gestão, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, disse que a campanha é de todos e que devemos abraçar a causa.

Videos - Durante os trabalhos, houve a apresentação de dois vídeos: o primeiro gravado especialmente para o lançamento no TRT-MA. Nesse, o ministro Brito Pereira fez um convite a magistrados e servidores para que abracem a campanha. Ele observou que o Tribunal agora passa a contar com o pré-validador, que é uma ferramenta que permite a correção de dados, bem como a consolidação mais rápida e eficiente de dados e que “nas próximas estatísticas possamos festejar a grande qualidade e excelência desses dados”, finalizou. O segundo vídeo foi o institucional da campanha.

Lançamento nacional - A campanha foi lançada em 23 de abril deste ano, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, na reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor).

Lançamento nas varas trabalhistas do TRT-MA - O lançamento da “Campanha Nacional Lance Certo no e-Gestão” no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), para servidores das varas do trabalho (primeira instância) da capital e do interior, foi realizado pelos integrantes do Comitê Gestor Nacional do e-Gestão (Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho), na quinta-feira (7/8), no auditório “Profª. Maria da Graça Jorge” da Escola Judicial.

 

29 visualizações