TRT-MA recebe placa da Cemar pela realização do Projeto Eficiência Energética 

quarta-feira, 26 de Dezembro de 2018 - 16:38
Redator (a)
Suely Cavalcante
José Jorge e Lucas entregaram a placa à presidenta Solange, ao diretor-geral e ao chefe do Setor de Gestão Socioambiental
Placa que indica que o TRT implantou o projeto de Eficiência Energética

A placa da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) pela realização do Projeto Eficiência Energética foi entregue à presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, na manhã da última quarta-feira (19/12), no Gabinete da Presidência, pelo diretor de Relações Institucionais da Cemar, José Jorge Leite Soares, e pelo engenheiro Lucas de Paula Assunção Pinheiro, coordenador do Programa de Eficiência Energética da Cemar. Presentes também o diretor-geral do TRT-MA, Celson de Jesus Moreira Costa; o secretário-geral da Presidência, Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto; a assessora jurídica da Presidência, Cleonice Pacheco de Castro; a assessora administrativa da Presidência, Aline Cristina Sales Lobato; o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Marcos Antonio de Souza Silva; o chefe do Núcleo de Assessoramento Jurídico (NAJ), Wellington Bringel de Almeida; o chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT, Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar; e a servidora Ana Maria Cordeiro Mendes.
A presidenta Solange agradeceu pela placa recebida, que sinaliza a implantação do Projeto Eficiência Energética no TRT, fruto da parceria com a Cemar, por meio do termo de cooperação técnica assinado em agosto deste ano. A desembargadora disse que o Tribunal está encerrando o ano com menos gasto de energia elétrica em São Luís, em virtude da substituição de todas as lâmpadas do prédio-sede do TRT e do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, por lâmpadas LED, conforme previsto no termo de cooperação técnica firmado com a empresa. “Obrigada pela parceria”, ressaltou.
A presidenta disse, ainda, que em 2019 será dada continuidade às atividades previstas no Projeto de Eficiência Energética. Uma delas é a visita à sede da Cemar, para “conhecer o trabalho de excelência que é feito pela empresa”.
A desembargadora Solange também agradeceu e reconheceu o trabalho do servidor Marcelo de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental, cuja iniciativa resultou na inscrição de projeto do TRT-MA na Chamada Pública de Projetos-CPP 001/2017 da Cemar do Programa de Eficiência Energética. A presidenta destacou, ainda, o empenho e dedicação do servidor Wellington Bringel de Almeida, chefe do NAJ, bem como do diretor-geral, Celson  Costa, e do secretário-geral da Presidência, Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto, para a efetivação do projeto.
José Jorge também agradeceu à presidenta Solange pela oportunidade de implantação do Projeto de Eficiência Energética, e falou sobre a importância da continuidade das ações voltadas à redução de consumo de energia elétrica na Justiça do Trabalho na capital, tais como, palestras e campanha sobre uso racional de energia elétrica. 
Marcelo esclareceu que a Cemar se prontificou a apoiar a ampliação dos conhecimentos sobre eficiência energética. Assim, ele se colocou à disposição para ser um multiplicador das ações, visando à melhoria da gestão e consumo de energia no Tribunal. A presidenta disse que a Administração do TRT dará todo apoio necessário para a execução das ações.  
Projeto de Eficiência Energética - o TRT-MA firmou convênio, em fevereiro deste ano, com a empresa Ecosol (H2 Sol Aquecedores Ltda), empresa de engenharia especializada na execução de projetos relacionados com o Programa de Eficiência Energética da ANEEL. A Ecosol desenvolveu o projeto inscrito na Chamada Pública de Projetos-CPP 001/2017 da Cemar. A elaboração e execução do projeto foram contemplados com recursos do Programa de Eficiência Energética. O projeto do tribunal foi o único selecionado no Estado do Maranhão, entre órgãos públicos e empresas privadas.

 

27 visualizações