TRT-MA registra aumento de 44,51% na demanda processual da segunda instância

sexta-feira, 4 de Maio de 2018 - 14:18
Redator (a)
Suely Cavalcante

A quantidade de processos novos na segunda instância da Justiça do Trabalho no Maranhão (JT-MA), no primeiro trimestre deste ano, teve um acréscimo de 44,51% em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi comemorado pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. Segundo a desembargadora, um dos compromissos da sua gestão é alavancar a posição do tribunal na atividade fim com uma prestação jurisdicional eficiente e este acréscimo representa um desafio para a segunda instância, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das Metas nacionais e ao Índice de Produtividade Comparada da Justiça - IPCJus.
De acordo com dados compilados pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do TRT, nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, foram recebidos 2.136 processos novos na segunda instância da JT-MA. No primeiro trimestre do ano passado, foram 1.408 processos novos.  
A CGEEP também constatou que houve aumento no número de recursos internos, cujo percentual foi de 30,97%. Foram 226 no primeiro trimestre de 2017 e 296 no primeiro trimestre de 2018.
Conforme as estatísticas deste ano, aproximadamente, a cada hora, um processo chega à segunda instância, gerando uma média de 310 processos por desembargador, com exceção da presidenta do TRT, em observância ao disposto no regimento interno do Tribunal.
Ainda, segundo os dados da CGEEP, no primeiro trimestre deste ano, foram julgados 1.999 processos, “o que contribui diretamente para o cumprimento da meta nacional de julgar mais processos que os distribuídos”, afirmou Marcos Antonio de Souza Silva, coordenador da CGEEP.

3 visualizações