TRT-MA se prepara para a implantação da Academia de Pilates para magistrados e servidores

terça-feira, 15 de Outubro de 2013 - 9:40
Redator (a)
Wanda Cunha

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) está se preparando para implantar o Projeto de Academia de Pilates no âmbito do Regional. A proposta consta do Protocolo Administrativo (PA) N º 197/2013. O projeto integra o Programa Trabalho e Bem-Estar Social, previsto no Planejamento Estratégico do Tribunal. Está alinhado aos temas Gestão de Pessoas, que tem como objetivo buscar a melhoria do clima organizacional e Eficiência Operacional, com o objetivo de prestar serviço com foco na excelência.

A minuta do Plano Básico do Projeto integrou o PA 6626/2012. Após, foi definido o cronograma de atividade, bem como foram efetuados o detalhamento do projeto e a estimativa de custos. Em seguimento, a presidente do TRT e patrocinadora do projeto, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, designou a Chefe da Seção de Saúde do Tribunal, Rafaela David Brito, como gestora do projeto, e as servidoras Adrienne Garcia Xerez Silva, Anícia de Jesus Ewerton e Marilda Amorim Pereira de Sousa como membros da equipe do projeto.

Para viabilização do projeto, foi desenvolvido um anteprojeto de um espaço para o exercício de pilates; bem como foi feito o dimensionamento adequado de uma sala para atividade física e aquisição de equipamentos necessários. Coube à Seção de Engenharia apresentar o projeto referente à reforma de sala para adaptação do Espaço de Pilates.

Segundo a Seção de Saúde, a implantação de um estúdio de pilates é uma medida de prevenção do desenvolvimento ou agravamento das afecções osteomusculares de todos os magistrados e servidores que trabalham no TRT, que servirá para melhorar o rendimento no trabalho e reduzir o absenteísmo.

Para a presidente-desembargadora do Tribunal, essa mudança individual contribuirá para a melhoria nas relações; eleva a motivação; propicia mais equilíbrio; contribui para a diminuição do absenteísmo e conseqüente aumento de produtividade, além de ser um aliado na prevenção à saúde das pessoas, contribuindo para melhorar o bem-estar, a postura, o alongamento e a concentração.

O Serviço de Assessoramento Jurídico e a Coordenadoria de Controle Interno do TRT manifestaram-se favoráveis à aquisição de equipamentos necessários à implantação da academia e também para a contratação dos respectivos serviços de orientação para o desenvolvimento das atividades de pilates no TRT, lembrando que devem ser realizadas licitações distintas, na modalidade pregão eletrônico; também sugeriram a realização de pesquisa junto ao público alvo.

A Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal, por seu turno, realizou pesquisa de satisfação, junto aos magistrados e servidores, lotados no prédio-sede do TRT e no prédio do Foro Astolfo Serra, para saber o nível de satisfação do público alvo.  Dos 422 magistrados e servidores lotados na capital, 171 demonstraram disposição em participar do projeto, o que constata a conveniência da implantação da Academia de Pilates, já que a proposta inicial é o atendimento  a 72 pessoas.

Pilates – Criado pelo alemão Joseph H. Pilares,  método é uma excelente opção de atividade física, que incentivará um estilo de vida mais saudável, refletindo-se na manutenção da saúde física e piscológica e na qualidade de vidas dos magistrados e servidores. O método alia a atividade física ao relaxamento mental, dando às pessoas a possibilidade de conhecerem melhor o seu corpo. É um técnica de construção corporal que conquistou o mundo, em razão de garantir a seus seguidores um corpo saudável, flexível e definido.

6 visualizações