TRT-MA sedia Congresso Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário

sexta-feira, 9 de Julho de 2010 - 8:44
Redator (a)
Valquíria Santana
Rosely Vieira, idealizadora e coordenadora do Fecjus

São Luís sedia, de 18 a 20 de agosto deste ano, o Congresso Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário (Conecjus), realizado pelo Fórum Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário (Fecjus), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). Direcionado a magistrados e servidores atuantes na área de educação corporativa, gestão de pessoas e planejamento estratégico, o evento vai ocorrer no auditório do TRT-MA, no bairro Areinha. Na ocasião serão premiados os vencedores do Prêmio Nacional Educação Corporativa no Judiciário, em sete categorias. A coordenadora geral do congresso, Rosely Vieira, servidora do TRT-MA, explica que o evento visa mostrar a importância da educação corporativa para o êxito da gestão estratégica. Ela disse que no contexto organizacional público também se verifica a necessidade de capacitação de servidores para que estes possam cumprir, com excelência, o seu papel social. “O serviço público atualmente tem o desafio de construir uma gestão para o desenvolvimento de pessoas, que venha contribuir para o cumprimento de sua missão. Essa gestão é imposta tanto pela recente necessidade da modernização, como pela necessidade de informatização no setor, e precisa favorecer para um serviço público mais capacitado para prestar um melhor serviço e responder às demandas da sociedade”, acrescentou. Conforme Rosely Vieira, que é membro do Comitê de Educação a Distância do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Judiciário Brasileiro vem passando por um processo de modernização onde a gestão do desenvolvimento de pessoas ocupa lugar de grande importância. “Precisamos capacitar magistrados e servidores para a implementação do planejamento estratégico”, concluiu. As inscrições para o congresso, que traz o tema Educação Corporativa e Gestão Estratégica, são gratuitas e devem ser feitas somente pela internet no site www.trt16.gov.br/conecjus, com vagas limitadas. A solenidade de abertura será no dia 18 de agosto, às 10h, no auditório do TRT-MA. O congresso tem como eixos temáticos a formação inicial e continuada de magistrados e de servidores, educação a distância e gestão por competência. Estão confirmados como palestrantes os presidentes das Associações Brasileiras de Educação a Distância (ABED) e de Educação Corporativa (AEC-Brasil), Ana Rosa Chopard Bonilauri e Fredric Michael Litto; Stavros Panagiotis Xanthopoylos (FGV); João Vianney do Valle Santos (ABED); Joel Solon Farias de Azevedo (CNJ); desembargador James Magno Araújo Farias (TRT-MA); juíza Maria da Conceição Meireles Mendes (TRT-MA); Ilzenir Silva (UFMA), José Erigleidson Silva (TRT-SP), Rodopiano Rocha da Silva Neto (TRT-PA), Rosely Vieira (TRT-MA) e Simone Lima (TJ-DFT).

Trabalhos Científicos – a inscrição para apresentação de trabalhos científicos no Conecjus vai até o dia 23 deste mês e podem ser inscritos pesquisas concluídas e em andamento e relatos de experiências (apenas em forma de pôster). Todas informações podem ser acessada no site www.trt16.gov.br/conecjus. O Congresso tem o apoio e patrocínio da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16º Região, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, ABED, AEC-Brasil, Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Mestrado em Educação da UFMA, CSJT e do Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional.

Prêmio – a cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio Nacional Educação Corporativa no Judiciário será realizado no Class Hal (Avenida dos Holandeses - Calhau), no dia 19 (quarta-feira), às 20h30. Serão premiados os vencedores nas categorias formação de magistrados e de servidores, educação a distância, gestão por competência, educação e responsabilidade social, educação e responsabilidade ambiental e educação e comunicação. Os interessados em participar do concurso devem inscrever projetos, seminários, workshops, cursos e outras ações relacionadas ao tema de cada categoria. A inscrição no prêmio custa R$ 70,00 e deve ser feita até o próximo dia no site do evento, até o dia 23 deste mês.

9 visualizações