TRT-MA: Setor de Gestão Socioambiental disponibiliza painel de indicadores socioambientais do Tribunal 

terça-feira, 20 de Abril de 2021 - 11:48
Redator (a)
Suely Cavalcante

O Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) disponibilizou em sua página, localizada no site do Tribunal, os painéis socioambientais do Regional, referentes aos quinquênios 2021 a 2025 e 2016-2020. Os painéis apresentam os resultados dos indicadores socioambientais e ações que compõem o Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-MA. Conforme o Setor de Gestão Socioambiental, no caso do PLS 2021-2025, a ferramenta permite que os gestores façam o acompanhamento mensal das despesas do órgão e assim promover, caso necessário, alguma ação visando à melhoria dos resultados. Clique aqui para acessar o Painel Socioambiental do TRT16.
Também foi disponibilizado o Painel Socioambiental do Poder Judiciário (CNJ).
PLS 2021-2025
O Plano de Logística Sustentável do TRT-MA para o período de 2021-2025 foi aprovado, em fevereiro deste ano, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 40/2021. Trata-se, na verdade, do segundo PLS do Regional. O Plano, feito com base nas Resoluções do CNJ 201/2015 e 347/2020, tem 19 objetivos, relacionados a 16 eixos temáticos, e está alinhado a oito objetivos do Planejamento Estratégico 2015/2020 do Tribunal, que são desenvolver ações voltadas à promoção da qualidade de vida; promover formação continuada do quadro funcional; aperfeiçoar a infraestrutura e a governança de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações); garantir a infraestrutura apropriada às atividades do TRT; aprimorar a qualidade da gestão administrativa; assegurar mecanismo de controle para a Administração; aperfeiçoar a gestão de custos; e promover a cidadania e a integração com a sociedade.
Segundo o CNJ, o PLS é um instrumento vinculado ao planejamento estratégico do Poder Judiciário, com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica de cada órgão.
Para conhecer a íntegra do Plano de Logística Sustentável do TRT-MA, clique aqui.
Setor de Gestão Socioambiental -  criado pela Portaria GP nº 02/2015, Setor de Setor de Gestão Socioambiental tem como chefe o servidor Daniel Leite Guimarães. Entre as atribuições da unidade estão as de coordenar as ações e projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos no âmbito do Tribunal; bem como promover o uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos e fomentar o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público no Regional; orientar e acompanhar o gerenciamento dos resíduos gerados pelas atividades do Tribunal em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em atuação conjunta com a Secretaria de Administração; e promover a sensibilização e capacitação de magistrados, servidores e estagiários e outras partes interessadas, no que se refere à responsabilidade socioambiental, em atuação conjunta com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas e a Escola Judicial do TRT. 

 

125 visualizações