TRT-MA tem manhã de vivência da arte de Ikebana  

segunda-feira, 12 de Novembro de 2018 - 14:02
Desembargador Luiz Cosmo diz que flor embeleza e deixa o ambiente mais iluminado
Presidenta Solange, entre o desembargador Luiz Cosmo e a servidora Ana Maria, com seu arranjo floral

Em um momento de paz e harmonia, desembargadores, servidores e terceirizados trabalharam a elevação espiritual através da flor, e prepararam seus próprios arranjos sob orientações de instrutoras que, demonstraram o passo a passo, a partir de orientações técnicas e propostas filosóficas  

Na manhã da última sexta-feira (9), desembargadores, servidores e terceirizados do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) vivenciaram a arte do Ikebana, no hall do Auditório Juiz Ari Rocha. Durante a atividade, seis monitoras se revezaram para instruir os participantes na construção de arranjos florais, criando um ambiente de harmonia, elevação e arte. A oficina de Ikebana Sanguetsu foi ministrada por instrutores da academia Sanguetsu, da Igreja Messiânica. A atividade, proposta pelo desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, foi acatada pela presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, que também participou da oficina.
O desembargador Luiz Cosmo fez a abertura da vivência, e falou brevemente sobre a ikebana. "A flor embeleza e deixa o ambiente com muito mais luminosidade, além de ser responsável por um ambiente mais harmonioso, e tenho certeza que a flor ajuda na salvação", afirmou. Nas manhãs de segunda-feira, instrutoras do grupo Sanguetsu vêm ao Gabinete do Desembargador Luiz Cosmo para fazer os arranjos florais. 
Além de fazer seu arranjo floral, a presidenta do Solange também foi presenteada com um belo arranjo floral, e elogiou a atividade. "Gostei muito de vivenciar e de aprender um pouco mais sobre os significados dos elementos que compõem o arranjo. A beleza dessas flores, com certeza, nos influenciou positivamente e nos trouxe mais luz", declarou. 
Ao final do evento todos os participantes puderam levar suas obras de arte para casa ou presentear alguém com os arranjos, e ainda desfrutaram de um delicioso chá que foi servido pelo grupo da academia Sanguetsu.
Ikebana Sanguetsu é um estilo de ikebana criado por Mokiti Okada, que tem como noção básica o respeito pela natureza, tendo como princípio a não modificação dos materiais usados (folhas, flores, galhos) ao criar um arranjo mais natural e equilibrado possível. É um método de "criar felicidade". É a flor que purifica o espírito.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

Fotos: Seção de Comunicação e Luiz Pires

70 visualizações