TRT-MA terá humanização como valor estratégico
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, anunciou nesta terça-feira (27), na abertura do II Seminário de Gestão Estratégica do TRT-MA, a inclusão do atributo humanização como um dos valores institucionais da Justiça do Trabalho do Maranhão. Outro avanço da revisão é a inclusão do objetivo estratégico “Melhorar os serviços prestados buscando a excelência” no tema Eficiência Operacional. O evento tem o patrocínio da CAIXA e Banco do Brasil.
A presidente também fez um balanço dos resultados alcançados até o momento com a implementação do planejamento estratégico e também elogiou o desempenho de magistrados e servidores no alcance das metas e difusão das boas práticas da Justiça do Trabalho do Maranhão, com destaque para as premiações.
Para a presidente, diante do desafio da implantação do processo judicial eletrônico, o Poder Judiciário jamais pode perder de vista que o ser humano é a peça mais importante de qualquer processo. Segundo a presidente ainda este ano, o TRT do Maranhão deve iniciar o processo de implantação do judicial eletrônico. O projeto piloto será na 7ª Vara do Trabalho de São Luís.
O TRT do Maranhão já está trabalhando com o processo administrativo eletrônico. Desde junho deste ano, o uso do meio eletrônico para processamento dos protocolos administrativos passou a ser obrigatório. Assim, todos os pedidos de magistrados e servidores ou de qualquer natureza deixaram de ser físicos, sendo autuados por meio do Sistema Unificado de Administração de Processos (Suap) e acompanhados no Sistema de Protocolo Administrativo Eletrônico (Sispae). O sistema do TRT-MA está sendo adaptado ao modelo da Paraíba, com a migração dos dados do Tribunal do Maranhão para a tecnologia apresentada.
A presidente lembrou que os avanços na área tecnológica são resultado dos objetivos e metas traçados no planejamento estratégico, que resultaram em uma série de avanços. Ela listou a aprovação da Política de Segurança da Tecnologia da Informação, a ampliação do parquet tecnológico e a melhoria da capacidade de transmissão de dados (Cumprimento da Meta 09, com o aumento das velocidades dos Links para a velocidade de 512 kbps) em oito das 15 varas do interior do estado.
Lei a íntegra do discurso